PAINEL DE JUÍZES ESPECIALISTAS ENVOLVIDOS NA VALIDAÇÃO DA ESCALA DE PREVENÇÃO DO BULLYING E CYBERBULLYING
"2025-07-22" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 121909 "edicao_id" => 402 "trabalho_id" => 75 "inscrito_id" => 16 "titulo" => "PAINEL DE JUÍZES ESPECIALISTAS ENVOLVIDOS NA VALIDAÇÃO DA ESCALA DE PREVENÇÃO DO BULLYING E CYBERBULLYING" "resumo" => "Introdução: O bullying e o cyberbullying representam problemas mundiais, frequentes nas escolas públicas e privadas que sinalizam a necessidade de elaborar instrumentos efetivos para a sua prevenção e controle. A Teoria do Comportamento Planejado representa um alicerce para a construção de escalas psicométricas ao envolver as crenças, atitudes e fatores determinantes de comportamentos. A validação de conteúdo destas ferramentas podem fornecer informações sobre a representatividade e clareza de cada item analisado. Objetivo: Caracterizar o painel de juízes especialistas envolvidos na validação de conteúdo da Escala de Medida de Intenção para Prevenção do Bullying e Cyberbullying (EMIP-Bully Cyber). Método: Estudo de validação de conteúdo da EMIP-Bully Cyber com juízes especialistas interdisciplinares realizado no período de julho-setembro de 2022 via preenchimento de formulário encaminhado via google forms. A busca dos participantes foi realizada na Plataforma Lattes usando os termos bullying AND cyberbullying AND validation scale. Foram selecionados os juízes especialistas que atingiram a pontuação mínima de quatro pontos na Escala adaptada de Fehring (1994). O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisas com Seres Humanos da Universidade Federal de Pernambuco. Resultados: Dos 24 juízes especialistas convidados para participar da pesquisa, obteve-se o retorno do formulário preenchido de 14 juízes. Contudo, foram incluídos os 10 juízes que obtiveram pelo menos 4 pontos na escala supracitada. Destes 8 eram do sexo feminino, 3 tinham título de doutor, 7 eram mestres e pesquisavam sobre validação, bullying ou cyberbullying entre adolescentes. Conclusão: O envolvimento de juízes especialistas é fundamental para a legitimidade e credibilidade dos resultados da validação de conteúdo da EMIP-Bullycyber por reconhecer a qualidade deste instrumento que procura verificar e avaliar o bullying e cyberbullying. Contribuições/implicações para a Saúde: A validação desta escala favorece o desenvolvimento de ações educativas direcionadas para prevenção do bullying, cyberbullying e reduz suas repercussões." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "Eixo Temático 3 - Interseccionalidade, Saúde e Educação: Desafios e Perspectivas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV225_ID16_TB75_16042025155610.pdf" "created_at" => "2025-07-16 08:43:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAYANNE CAROLINE DE ASSIS SILVA" "autor_nome_curto" => "DAYANNE" "autor_email" => "dayanne.caroline@ufpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ii-simposio-de-educacao-em-saude-na-escola" "edicao_nome" => "Anais do II Simpósio de Educação em Saúde na Escola" "edicao_evento" => "Simpósio de Educação em Saúde na Escola" "edicao_ano" => 2027 "edicao_pasta" => "anais/seses/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "687fd291d3e01_22072025150401.png" "data_publicacao" => "2025-07-22" "edicao_publicada_em" => "2025-07-15 16:47:56" "publicacao_id" => 125 "publicacao_nome" => "Revista SESES" "publicacao_codigo" => "9786552220431" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 121909 "edicao_id" => 402 "trabalho_id" => 75 "inscrito_id" => 16 "titulo" => "PAINEL DE JUÍZES ESPECIALISTAS ENVOLVIDOS NA VALIDAÇÃO DA ESCALA DE PREVENÇÃO DO BULLYING E CYBERBULLYING" "resumo" => "Introdução: O bullying e o cyberbullying representam problemas mundiais, frequentes nas escolas públicas e privadas que sinalizam a necessidade de elaborar instrumentos efetivos para a sua prevenção e controle. A Teoria do Comportamento Planejado representa um alicerce para a construção de escalas psicométricas ao envolver as crenças, atitudes e fatores determinantes de comportamentos. A validação de conteúdo destas ferramentas podem fornecer informações sobre a representatividade e clareza de cada item analisado. Objetivo: Caracterizar o painel de juízes especialistas envolvidos na validação de conteúdo da Escala de Medida de Intenção para Prevenção do Bullying e Cyberbullying (EMIP-Bully Cyber). Método: Estudo de validação de conteúdo da EMIP-Bully Cyber com juízes especialistas interdisciplinares realizado no período de julho-setembro de 2022 via preenchimento de formulário encaminhado via google forms. A busca dos participantes foi realizada na Plataforma Lattes usando os termos bullying AND cyberbullying AND validation scale. Foram selecionados os juízes especialistas que atingiram a pontuação mínima de quatro pontos na Escala adaptada de Fehring (1994). O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisas com Seres Humanos da Universidade Federal de Pernambuco. Resultados: Dos 24 juízes especialistas convidados para participar da pesquisa, obteve-se o retorno do formulário preenchido de 14 juízes. Contudo, foram incluídos os 10 juízes que obtiveram pelo menos 4 pontos na escala supracitada. Destes 8 eram do sexo feminino, 3 tinham título de doutor, 7 eram mestres e pesquisavam sobre validação, bullying ou cyberbullying entre adolescentes. Conclusão: O envolvimento de juízes especialistas é fundamental para a legitimidade e credibilidade dos resultados da validação de conteúdo da EMIP-Bullycyber por reconhecer a qualidade deste instrumento que procura verificar e avaliar o bullying e cyberbullying. Contribuições/implicações para a Saúde: A validação desta escala favorece o desenvolvimento de ações educativas direcionadas para prevenção do bullying, cyberbullying e reduz suas repercussões." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "Eixo Temático 3 - Interseccionalidade, Saúde e Educação: Desafios e Perspectivas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV225_ID16_TB75_16042025155610.pdf" "created_at" => "2025-07-16 08:43:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAYANNE CAROLINE DE ASSIS SILVA" "autor_nome_curto" => "DAYANNE" "autor_email" => "dayanne.caroline@ufpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ii-simposio-de-educacao-em-saude-na-escola" "edicao_nome" => "Anais do II Simpósio de Educação em Saúde na Escola" "edicao_evento" => "Simpósio de Educação em Saúde na Escola" "edicao_ano" => 2027 "edicao_pasta" => "anais/seses/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "687fd291d3e01_22072025150401.png" "data_publicacao" => "2025-07-22" "edicao_publicada_em" => "2025-07-15 16:47:56" "publicacao_id" => 125 "publicacao_nome" => "Revista SESES" "publicacao_codigo" => "9786552220431" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }