COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA NO AUTISMO: ESTRATÉGIAS PARA INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE NO ATENDIMENTO EM SAÚDE
"2025-07-22" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 121894 "edicao_id" => 402 "trabalho_id" => 59 "inscrito_id" => 21 "titulo" => "COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA NO AUTISMO: ESTRATÉGIAS PARA INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE NO ATENDIMENTO EM SAÚDE" "resumo" => "Introdução: A inclusão de crianças não verbais com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nos serviços de saúde representa um grande desafio. A Comunicação Alternativa e Aumentativa (CAA) é uma ferramenta essencial para promover acessibilidade e facilitar a interação entre o indivíduo e os profissionais de saúde. Objetivo: Analisar, por meio de revisão de literatura, a contribuição da CAA na inclusão de crianças com TEA não verbais nos atendimentos em saúde. Método: Foi realizada uma revisão de literatura com artigos publicados nos últimos cinco anos, selecionando estudos que abordam a CAA no contexto do atendimento em saúde para crianças com TEA. A busca ocorreu nas bases de dados PubMed, Scielo e Google Scholar, com os descritores: “TEA”, “comunicação alternativa”, “atendimento em saúde” e “inclusão”. Resultados: A CAA melhora a comunicação e interação social de crianças com TEA não verbais, facilitando sua inclusão em ambientes de saúde. Tecnologias assistivas, como aplicativos e dispositivos, promovem autonomia e permitem que as crianças expressem suas necessidades. Discussão: Emerge considerar, a relevância que os profissionais de saúde devam estar sendo preparados através de ações de educação permanente, para que o uso correto da CAA seja garantido à aplicação correta. A formação adequada contribui para um atendimento mais humanizado e inclusivo, favorecendo a comunicação e a participação ativa das crianças nos cuidados. Conclusão: A CAA é cardeal para garantir a inclusão e o acesso de crianças com TEA não verbais aos serviços de saúde. A implementação favorece a comunicação, autonomia e participação social, destacando a importância da capacitação dos profissionais. Contribuições para a Saúde: A CAA desenvolve uma expressão de inclusão, facilita diagnóstico, promove autonomia e torna o atendimento mais acessível e integral para pessoas com TEA." "modalidade" => "Pôster" "area_tematica" => "Eixo Temático 3 - Interseccionalidade, Saúde e Educação: Desafios e Perspectivas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV225_ID21_TB59_13042025111440.pdf" "created_at" => "2025-07-16 08:43:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ESTHER BEATRIZ ROMÃO PEDRO DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "Esther Romão" "autor_email" => "esther.romao@ufpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ii-simposio-de-educacao-em-saude-na-escola" "edicao_nome" => "Anais do II Simpósio de Educação em Saúde na Escola" "edicao_evento" => "Simpósio de Educação em Saúde na Escola" "edicao_ano" => 2027 "edicao_pasta" => "anais/seses/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "687fd291d3e01_22072025150401.png" "data_publicacao" => "2025-07-22" "edicao_publicada_em" => "2025-07-15 16:47:56" "publicacao_id" => 125 "publicacao_nome" => "Revista SESES" "publicacao_codigo" => "9786552220431" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 121894 "edicao_id" => 402 "trabalho_id" => 59 "inscrito_id" => 21 "titulo" => "COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA NO AUTISMO: ESTRATÉGIAS PARA INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE NO ATENDIMENTO EM SAÚDE" "resumo" => "Introdução: A inclusão de crianças não verbais com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nos serviços de saúde representa um grande desafio. A Comunicação Alternativa e Aumentativa (CAA) é uma ferramenta essencial para promover acessibilidade e facilitar a interação entre o indivíduo e os profissionais de saúde. Objetivo: Analisar, por meio de revisão de literatura, a contribuição da CAA na inclusão de crianças com TEA não verbais nos atendimentos em saúde. Método: Foi realizada uma revisão de literatura com artigos publicados nos últimos cinco anos, selecionando estudos que abordam a CAA no contexto do atendimento em saúde para crianças com TEA. A busca ocorreu nas bases de dados PubMed, Scielo e Google Scholar, com os descritores: “TEA”, “comunicação alternativa”, “atendimento em saúde” e “inclusão”. Resultados: A CAA melhora a comunicação e interação social de crianças com TEA não verbais, facilitando sua inclusão em ambientes de saúde. Tecnologias assistivas, como aplicativos e dispositivos, promovem autonomia e permitem que as crianças expressem suas necessidades. Discussão: Emerge considerar, a relevância que os profissionais de saúde devam estar sendo preparados através de ações de educação permanente, para que o uso correto da CAA seja garantido à aplicação correta. A formação adequada contribui para um atendimento mais humanizado e inclusivo, favorecendo a comunicação e a participação ativa das crianças nos cuidados. Conclusão: A CAA é cardeal para garantir a inclusão e o acesso de crianças com TEA não verbais aos serviços de saúde. A implementação favorece a comunicação, autonomia e participação social, destacando a importância da capacitação dos profissionais. Contribuições para a Saúde: A CAA desenvolve uma expressão de inclusão, facilita diagnóstico, promove autonomia e torna o atendimento mais acessível e integral para pessoas com TEA." "modalidade" => "Pôster" "area_tematica" => "Eixo Temático 3 - Interseccionalidade, Saúde e Educação: Desafios e Perspectivas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV225_ID21_TB59_13042025111440.pdf" "created_at" => "2025-07-16 08:43:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ESTHER BEATRIZ ROMÃO PEDRO DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "Esther Romão" "autor_email" => "esther.romao@ufpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ii-simposio-de-educacao-em-saude-na-escola" "edicao_nome" => "Anais do II Simpósio de Educação em Saúde na Escola" "edicao_evento" => "Simpósio de Educação em Saúde na Escola" "edicao_ano" => 2027 "edicao_pasta" => "anais/seses/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "687fd291d3e01_22072025150401.png" "data_publicacao" => "2025-07-22" "edicao_publicada_em" => "2025-07-15 16:47:56" "publicacao_id" => 125 "publicacao_nome" => "Revista SESES" "publicacao_codigo" => "9786552220431" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }