Artigo Anais do II Simpósio de Educação em Saúde na Escola

ANAIS de Evento

ISBN: 9786552220431

DESENVOLVIMENTO DE UM JOGO DE TABULEIRO EDUCACIONAL PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DA EPIDEMIOLOGIA

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Publicado em 22 de julho de 2025

Resumo

Introdução: O uso de elementos interativos característicos dos jogos em contextos educacionais, como na prática da gamificação, têm ganhado destaque. Essa abordagem mostrou-se relevante na formação de profissionais da saúde, por oferecer estratégias pedagógicas inovadoras que favorecem o aprendizado de conteúdos complexos, como a epidemiologia. Objetivo: Desenvolver um jogo de tabuleiro para o ensino-aprendizagem de conceitos da epidemiologia no ensino superior. Métodos: Estudo desenvolvido durante a disciplina de Epidemiologia do curso de Enfermagem da UFPE. Foram calculados os principais indicadores de morbidade e mortalidade do município do Cabo de Santo Agostinho-PE, através da busca no site do Departamento de Informação e Informática do SUS (DataSUS), a fim de identificar as necessidades prioritárias de intervenção a serem trabalhadas pelos discentes. Resultados: O jogo “Epidemio em Ação no Cabo” simula desafios da saúde pública, usando gamificação para promover o raciocínio epidemiológico. Quatro jogadores, como gestores ou profissionais da saúde, avançam no tabuleiro a cada rodada respondendo questões e reduzindo indicadores simbólicos. Vence quem mais contribuir para a melhoria da saúde no território em questão. Conclusão: Essa estratégia mostrou-se uma ferramenta lúdica e eficaz para aproximar os conteúdos de epidemiologia da realidade dos estudantes. Ao contextualizar os indicadores de saúde do município, a proposta contribuiu para o aprendizado acerca do contexto epidemiológico real do município de Cabo de Santo Agostinho, Pernambuco. Contribuições e implicações para a Enfermagem ou Saúde: A estratégia apresentada mostrou-se valiosa para os estudantes de Enfermagem, ao atuar como facilitadora na apropriação de conceitos fundamentais da epidemiologia. No campo da pesquisa, pretende-se realizar a validação de conteúdo e aparência da tecnologia educacional junto a especialistas, para adequação e aplicabilidade no ensino de graduação.

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