INTERVENÇÃO EDUCATIVA PARA ATUALIZAÇÃO DE PROFISSIONAIS QUANTO ÀS DIRETRIZES DE REANIMAÇÃO CARDIOPULMONAR: RELATO DE EXPERIÊNCIA
"2025-07-22" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 121980 "edicao_id" => 402 "trabalho_id" => 158 "inscrito_id" => 340 "titulo" => "INTERVENÇÃO EDUCATIVA PARA ATUALIZAÇÃO DE PROFISSIONAIS QUANTO ÀS DIRETRIZES DE REANIMAÇÃO CARDIOPULMONAR: RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "Compreende-se que a Educação Permanente em Saúde (EPS) tem como característica a busca de uma transformação dos paradigmas formativos convencionais e dominantes na área da saúde, com ações formativas que problematizam os processos de trabalho e articulam ensino e intervenção na realidade, e nesse sentido, o presente relato de experiência foi realizado no intuito de, não apenas limitar-se a uma capacitação ou treinamento, mas de contribuir para a construção de conhecimentos em uma vinculação horizontal, intersetorial e interdisciplinar, a fim de priorizar a relação ensino-aprendizagem. Objetivo: Descrever o impacto da intervenção educativa realizada para capacitar os profissionais de saúde quanto a Reanimação Cardiopulmonar (RCP). Metodologia:\u{A0}Trata-se de um relato de experiência das enfermeiras do Núcleo de Educação Permanente de um Hospital de referência na região metropolitana do Recife. A intervenção ocorreu em 04 etapas: pré-teste, aula expositiva, simulação realística e pós-teste sobre a temática de RCP. No questionário foram\u{A0} abordadas\u{A0} questões\u{A0} sobre a\u{A0} caracterização\u{A0} dos\u{A0} sujeitos (profissão, setor de atuação), e questões de conhecimentos específicos (identificação da parada cardiorrespiratória (PCR), sinais clínicos, ritmos cardíacos apresentados durante a PCR e relação compressão-ventilação). Foram treinados 92 profissionais, sendo aplicados 75 questionários pré-teste e 94 questionários pós-teste. O motivo da discrepância entre o número de participantes e o número de questionários pré-testes realizados ocorreu devido ao surgimento de dificuldades relacionadas à mídia e conexão de internet, que inviabilizou a aplicação de alguns testes no momento da pré-intervenção. Conclusão: Necessidade de reaplicação do questionário de pós-teste após o período de 06 meses da intervenção educativa para observar se houve aprendizado significativo dos profissionais e melhorias nos desfechos clínicos." "modalidade" => "Pôster" "area_tematica" => "Eixo Temático 2 - Formação de Profissionais da Educação e da Saúde para Contextos Interculturais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV225_ID340_TB158_22042025225006.pdf" "created_at" => "2025-07-16 08:43:12" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THAMYRES SILVA PENA DE ALBUQUERQUE MARANHÃO" "autor_nome_curto" => "THAMYRES" "autor_email" => "thamyrespena@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ii-simposio-de-educacao-em-saude-na-escola" "edicao_nome" => "Anais do II Simpósio de Educação em Saúde na Escola" "edicao_evento" => "Simpósio de Educação em Saúde na Escola" "edicao_ano" => 2027 "edicao_pasta" => "anais/seses/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "687fd291d3e01_22072025150401.png" "data_publicacao" => "2025-07-22" "edicao_publicada_em" => "2025-07-15 16:47:56" "publicacao_id" => 125 "publicacao_nome" => "Revista SESES" "publicacao_codigo" => "9786552220431" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 121980 "edicao_id" => 402 "trabalho_id" => 158 "inscrito_id" => 340 "titulo" => "INTERVENÇÃO EDUCATIVA PARA ATUALIZAÇÃO DE PROFISSIONAIS QUANTO ÀS DIRETRIZES DE REANIMAÇÃO CARDIOPULMONAR: RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "Compreende-se que a Educação Permanente em Saúde (EPS) tem como característica a busca de uma transformação dos paradigmas formativos convencionais e dominantes na área da saúde, com ações formativas que problematizam os processos de trabalho e articulam ensino e intervenção na realidade, e nesse sentido, o presente relato de experiência foi realizado no intuito de, não apenas limitar-se a uma capacitação ou treinamento, mas de contribuir para a construção de conhecimentos em uma vinculação horizontal, intersetorial e interdisciplinar, a fim de priorizar a relação ensino-aprendizagem. Objetivo: Descrever o impacto da intervenção educativa realizada para capacitar os profissionais de saúde quanto a Reanimação Cardiopulmonar (RCP). Metodologia:\u{A0}Trata-se de um relato de experiência das enfermeiras do Núcleo de Educação Permanente de um Hospital de referência na região metropolitana do Recife. A intervenção ocorreu em 04 etapas: pré-teste, aula expositiva, simulação realística e pós-teste sobre a temática de RCP. No questionário foram\u{A0} abordadas\u{A0} questões\u{A0} sobre a\u{A0} caracterização\u{A0} dos\u{A0} sujeitos (profissão, setor de atuação), e questões de conhecimentos específicos (identificação da parada cardiorrespiratória (PCR), sinais clínicos, ritmos cardíacos apresentados durante a PCR e relação compressão-ventilação). Foram treinados 92 profissionais, sendo aplicados 75 questionários pré-teste e 94 questionários pós-teste. O motivo da discrepância entre o número de participantes e o número de questionários pré-testes realizados ocorreu devido ao surgimento de dificuldades relacionadas à mídia e conexão de internet, que inviabilizou a aplicação de alguns testes no momento da pré-intervenção. Conclusão: Necessidade de reaplicação do questionário de pós-teste após o período de 06 meses da intervenção educativa para observar se houve aprendizado significativo dos profissionais e melhorias nos desfechos clínicos." "modalidade" => "Pôster" "area_tematica" => "Eixo Temático 2 - Formação de Profissionais da Educação e da Saúde para Contextos Interculturais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV225_ID340_TB158_22042025225006.pdf" "created_at" => "2025-07-16 08:43:12" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THAMYRES SILVA PENA DE ALBUQUERQUE MARANHÃO" "autor_nome_curto" => "THAMYRES" "autor_email" => "thamyrespena@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ii-simposio-de-educacao-em-saude-na-escola" "edicao_nome" => "Anais do II Simpósio de Educação em Saúde na Escola" "edicao_evento" => "Simpósio de Educação em Saúde na Escola" "edicao_ano" => 2027 "edicao_pasta" => "anais/seses/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "687fd291d3e01_22072025150401.png" "data_publicacao" => "2025-07-22" "edicao_publicada_em" => "2025-07-15 16:47:56" "publicacao_id" => 125 "publicacao_nome" => "Revista SESES" "publicacao_codigo" => "9786552220431" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }