Artigo Anais do II Simpósio de Educação em Saúde na Escola

ANAIS de Evento

ISBN: 9786552220431

INTEGRAÇÃO EDUCAÇÃO E SAÚDE: RELATO DE PRÁTICAS DE ENSINO E EXTENSÃO EM ENFERMAGEM

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Publicado em 22 de julho de 2025

Resumo

Introdução: Semelhantemente ao Brasil, Portugal também promove nas universidades o ensino, a pesquisa e a extensão como pilares da formação acadêmica, visando a formação de competências, habilidades e valores, e o cumprimento do papel social em resposta as necessidades reais da população. Objetivo: Relatar as práticas de ensino e extensão, no âmbito da interação educação-saúde, de um projeto de investigação realizado pela Escola Superior de Enfermagem da Universidade do Minho. Método: Trata-se de um relato de experiência acerca da prática do ensino e da extensão resultante de um projeto de investigação, no âmbito da educação-saúde, realizado em escolas primárias, localizadas no norte de Portugal, para a promoção da saúde em crianças e familiares em condições de vulnerabilidade social. A ação desenvolvida aconteceu em 2024 durante o Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior. Resultados: Na perspectiva do ensino, o projeto de investigação possibilitou a promoção do aprendizado aos alunos mediante a participação nas discussões de planejamento, do andamento e dos resultados alcançados com a equipe multidisciplinar (enfermagem, nutrição, educação física, psicologia, ciência da computação), que executou o projeto. No âmbito da extensão, o ganho para a comunidade foi a divulgação dos resultados do projeto, não só à nível acadêmico, mas a disseminação a toda à comunidade através da divulgação em rádio, jornais, mídias sociais, revista da universidade, vídeos, que visou compartilhar os resultados para um impacto positivo na comunidade em resposta à uma necessidade real. Conclusão: As práticas desenvolvidas a partir do projeto de investigação evidencia a relevância da integração entre ensino e extensão como estratégia formativa e de transformação social. Contribuições para a Enfermagem: Destaca-se o fortalecimento da formação acadêmica por meio da vivência prática interdisciplinar e o estimulo ao senso crítico, o compromisso ético e a responsabilidade através da extensão.

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