DUARTE, Jorge Henrique et al.. Cartuns: um recurso para aulas de matemática. Anais VII EPBEM... Campina Grande: Realize Editora, 2012. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/1242>. Acesso em: 24/11/2024 21:23
O presente pôster resulta de um TCC, do curso Licenciatura em Matemática (com ênfase em Informática) da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Igarassu, em 2011.2. Apresenta os Cartuns como recurso didático para o ensino de matemática. O objetivo da pesquisa foi observar se o uso dos Cartuns como recurso didático, ajuda o professor a compor sua aula de forma que o aluno possa se inserir no processo de ensino aprendizagem. Os trabalhos de Tonon (20..), Beluco (2000), dentre outros, dão suporte a este estudo. Quanto a metodologia, vinte alunos do 9º ano do EF e dois professores de matemática de uma Escola Estadual situada em Caetés I, no municio de Abreu e Lima-PE resolveram atividades envolvendo tirinhas e HQ. Os resultados do estudo mostram que os Cartuns são uma ferramenta importante que aproxima a vida escolar do cotidiano dos estudantes, e propiciam uma melhor relação entre a disciplina, o aluno e o professor, e mais facilidade para a compreensão do conteúdo abordado.