PROCESSOS EDUCATIVOS E REPRODUÇÃO SOCIAL: O CASO DA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA DE GOIÁS (EFAGO)
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 124791 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9 "inscrito_id" => 640 "titulo" => "PROCESSOS EDUCATIVOS E REPRODUÇÃO SOCIAL: O CASO DA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA DE GOIÁS (EFAGO)" "resumo" => "Esta pesquisa é de Pós-Doutoramento no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Goiás, traz como tema os saberes didáticos e a experiência formativa dos egressos da Escola Família Agrícola de Goiás (EFAGO). Historicamente os camponeses sobreviveram por meio da luta de movimentos sociais e entidades de classe que muito tem contribuído para a ampliação do acesso e da permanência do campesinato a bens serviços, especialmente à escola. Ademais essa formação destinada ao trabalho no campo no sentido da agricultura familiar tem se evidenciado frágil. Por isso o objetivo dessa proposta é estudar atuação da Escola Família Agrícola de Goiás (EFAGO) na constituição de saberes matemáticos e experienciais dos jovens, inserida na Região do Vale do Rio Vermelho em Goiás, e perceber, prioritariamente onde estão inseridos os egressos, na perspectiva do mundo do trabalho. Pretende-se também, perceber suas contradições e acirramento das condições materiais de vida decorrentes do processo de inserção do capitalismo agrário no Estado. Nesse sentido perguntamos, em que medida a reprodução social dos egressos da EFAGO tem se efetivado? Atentos que a educação e mundo do trabalho tem sofridos mudanças significativas, o camponês, egresso da EFAGO não pode ficar à margem de tais mudanças. Esperamos reverberar a EFAGO como fruto da emancipação da educação do campo, contribuir na reflexão político-pedagógica de uma educação do campo e incidir/colaborar para reflexão e análise de saberes didáticos e experiências formativas da Educação do Campo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID640_TB9_22102025140744.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RODRIGO BASTOS DAUDE" "autor_nome_curto" => "Daude" "autor_email" => "rodrigo.daude@ueg.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS (UEG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 124791 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9 "inscrito_id" => 640 "titulo" => "PROCESSOS EDUCATIVOS E REPRODUÇÃO SOCIAL: O CASO DA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA DE GOIÁS (EFAGO)" "resumo" => "Esta pesquisa é de Pós-Doutoramento no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Goiás, traz como tema os saberes didáticos e a experiência formativa dos egressos da Escola Família Agrícola de Goiás (EFAGO). Historicamente os camponeses sobreviveram por meio da luta de movimentos sociais e entidades de classe que muito tem contribuído para a ampliação do acesso e da permanência do campesinato a bens serviços, especialmente à escola. Ademais essa formação destinada ao trabalho no campo no sentido da agricultura familiar tem se evidenciado frágil. Por isso o objetivo dessa proposta é estudar atuação da Escola Família Agrícola de Goiás (EFAGO) na constituição de saberes matemáticos e experienciais dos jovens, inserida na Região do Vale do Rio Vermelho em Goiás, e perceber, prioritariamente onde estão inseridos os egressos, na perspectiva do mundo do trabalho. Pretende-se também, perceber suas contradições e acirramento das condições materiais de vida decorrentes do processo de inserção do capitalismo agrário no Estado. Nesse sentido perguntamos, em que medida a reprodução social dos egressos da EFAGO tem se efetivado? Atentos que a educação e mundo do trabalho tem sofridos mudanças significativas, o camponês, egresso da EFAGO não pode ficar à margem de tais mudanças. Esperamos reverberar a EFAGO como fruto da emancipação da educação do campo, contribuir na reflexão político-pedagógica de uma educação do campo e incidir/colaborar para reflexão e análise de saberes didáticos e experiências formativas da Educação do Campo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID640_TB9_22102025140744.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RODRIGO BASTOS DAUDE" "autor_nome_curto" => "Daude" "autor_email" => "rodrigo.daude@ueg.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS (UEG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }