CAMINHOS DO ACOLHIMENTO: CONSTRUINDO COMPETENCIAS SOCIOEMOCIONAIS NA EJA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126289 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3168 "inscrito_id" => 2815 "titulo" => "CAMINHOS DO ACOLHIMENTO: CONSTRUINDO COMPETENCIAS SOCIOEMOCIONAIS NA EJA" "resumo" => "O projeto “Caminhos do Acolhimento: Desenvolvendo Competências Socioemocionais na EJA Ciclo II” busca criar um ambiente escolar acolhedor e inclusivo, capaz de reduzir a taxa de reprovação e evasão, comuns nessa modalidade de ensino, por meio do fortalecimento das competências socioemocionais e da promoção de uma cultura de paz. Fundamentado na Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017), o projeto integra competências como autoconhecimento, empatia, cooperação e responsabilidade, essenciais para a formação integral dos estudantes. Seu referencial teórico-metodológico apoia-se em importantes contribuições, como a obra “Inteligência Emocional” de Daniel Goleman (1996) e estudos da UNESCO coordenados por Juan Casassus (2009), que ressaltam a influência do suporte emocional no desempenho acadêmico. Complementarmente, a pesquisa de mestrado da professora Marizete Batista do Nascimento e os estudos de Paty Fonte (2019) reforçam a necessidade de abordar o desenvolvimento emocional no ambiente escolar. As ações implementadas incluem acolhimento coletivo, dinâmicas interativas, aulas temáticas, oficinas das emoções e atividades de respiração e relaxamento. Essas estratégias promovem não apenas a melhoria do desempenho acadêmico, mas também o fortalecimento do vínculo entre escola, alunos e comunidade, contribuindo para a construção de um ambiente educativo mais harmonioso, inclusivo e acolhedor." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID2815_TB3168_21102025191947.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIZETE BATISTA" "autor_nome_curto" => "Prof. MARIZETE" "autor_email" => "mari.zetegpm@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126289 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3168 "inscrito_id" => 2815 "titulo" => "CAMINHOS DO ACOLHIMENTO: CONSTRUINDO COMPETENCIAS SOCIOEMOCIONAIS NA EJA" "resumo" => "O projeto “Caminhos do Acolhimento: Desenvolvendo Competências Socioemocionais na EJA Ciclo II” busca criar um ambiente escolar acolhedor e inclusivo, capaz de reduzir a taxa de reprovação e evasão, comuns nessa modalidade de ensino, por meio do fortalecimento das competências socioemocionais e da promoção de uma cultura de paz. Fundamentado na Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017), o projeto integra competências como autoconhecimento, empatia, cooperação e responsabilidade, essenciais para a formação integral dos estudantes. Seu referencial teórico-metodológico apoia-se em importantes contribuições, como a obra “Inteligência Emocional” de Daniel Goleman (1996) e estudos da UNESCO coordenados por Juan Casassus (2009), que ressaltam a influência do suporte emocional no desempenho acadêmico. Complementarmente, a pesquisa de mestrado da professora Marizete Batista do Nascimento e os estudos de Paty Fonte (2019) reforçam a necessidade de abordar o desenvolvimento emocional no ambiente escolar. As ações implementadas incluem acolhimento coletivo, dinâmicas interativas, aulas temáticas, oficinas das emoções e atividades de respiração e relaxamento. Essas estratégias promovem não apenas a melhoria do desempenho acadêmico, mas também o fortalecimento do vínculo entre escola, alunos e comunidade, contribuindo para a construção de um ambiente educativo mais harmonioso, inclusivo e acolhedor." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID2815_TB3168_21102025191947.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIZETE BATISTA" "autor_nome_curto" => "Prof. MARIZETE" "autor_email" => "mari.zetegpm@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }