IMPACTOS DA LEI "CRIANÇA ALFABETIZADA" NA REALIDADE DOS PROFESSORES DA ESCOLA PÚBLICA: BENEFÍCIOS E DESAFIOS
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Entre os principais benefícios, destaca-se o investimento na formação continuada dos professores, o fornecimento de materiais pedagógicos específicos e o acompanhamento sistemático dos processos de ensino e aprendizagem. Isso contribui para qualificar as práticas pedagógicas, proporcionando aos docentes melhores recursos didáticos e maior clareza sobre as metas a serem alcançadas. Contudo, o programa também apresenta desafios e possíveis malefícios, principalmente para os professores da rede pública. A imposição de prazos rígidos para que todas as crianças estejam alfabetizadas até o 2º ano pode gerar uma pressão excessiva sobre os docentes, desconsiderando as diversas realidades socioculturais e econômicas dos alunos, sobretudo em contextos vulneráveis. Além disso, há o risco de uma abordagem pedagógica excessivamente conteudista, focada em resultados mensuráveis, o que pode comprometer práticas mais lúdicas, criativas e inclusivas. 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