Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

REFLEXÕES SOBRE O FAZER PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM DIÁLOGO ENTRE A PEDAGOGIA TRADICIONAL E A ABORDAGEM REGGIO EMILIA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 09 - Educação Infantil
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 127501
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 6013
    "inscrito_id" => 12519
    "titulo" => "REFLEXÕES SOBRE O FAZER PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM DIÁLOGO ENTRE A PEDAGOGIA TRADICIONAL E A ABORDAGEM REGGIO EMILIA"
    "resumo" => "Este trabalho propõe análises acerca do fazer pedagógico estabelecido na Educação Infantil, a partir de um diálogo entre a Pedagogia Tradicional e a Abordagem Reggio Emilia. Compreendendo que a reflexão sobre as práticas pedagógicas impacta diretamente o ambiente de aprendizagem e o desenvolvimento integral das crianças, o estudo busca investigar como essas duas abordagens influenciam a educação da primeira infância. A pesquisa é de natureza qualitativa, com caráter exploratório, desenvolvida por meio de levantamento bibliográfico. Portanto, parte-se do entendimento de que as ações educativas devem ser constantemente repensadas, tanto individual quanto coletivamente, por todos os profissionais envolvidos com a infância. Nesse sentido, são discutidas as transformações históricas da Educação Infantil no Brasil, a partir de marcos legais como a Constituição Federal de 1988, o Estatuto da Criança e do Adolescente (1990), a Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996), e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2009), que reconhecem a criança como sujeito de direitos e priorizam estratégias educacionais centradas nela. A Pedagogia Tradicional, caracterizada pela figura do professor como centro do processo de ensino-aprendizagem e pela transmissão de conhecimento, contrasta com a Abordagem Reggio Emilia - concebida na Itália por Loris Malaguzzi -, que valoriza um olhar sensível para a escuta ativa, o protagonismo infantil e o ambiente como terceiro educador. Ao investigar os fundamentos dessas duas correntes, o trabalho tenciona contribuir para a construção de práticas pedagógicas mais críticas, acolhedoras e alinhadas às necessidades e potencialidades das crianças. A pesquisa se revela relevante por incentivar a revisão de paradigmas educacionais ainda presentes nas instituições e reforçar a importância de uma educação infantil participativa, que realce a criatividade, o senso crítico e o respeito às múltiplas linguagens da infância."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID12519_TB6013_30102025220036.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CAROLINE DA CONCEICAO NEVES"
    "autor_nome_curto" => "CAROLINE"
    "autor_email" => "carolneves1404@gmail.com"
    "autor_ies" => "FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS ESUDA (FCHE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 127501
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 6013
    "inscrito_id" => 12519
    "titulo" => "REFLEXÕES SOBRE O FAZER PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM DIÁLOGO ENTRE A PEDAGOGIA TRADICIONAL E A ABORDAGEM REGGIO EMILIA"
    "resumo" => "Este trabalho propõe análises acerca do fazer pedagógico estabelecido na Educação Infantil, a partir de um diálogo entre a Pedagogia Tradicional e a Abordagem Reggio Emilia. Compreendendo que a reflexão sobre as práticas pedagógicas impacta diretamente o ambiente de aprendizagem e o desenvolvimento integral das crianças, o estudo busca investigar como essas duas abordagens influenciam a educação da primeira infância. A pesquisa é de natureza qualitativa, com caráter exploratório, desenvolvida por meio de levantamento bibliográfico. Portanto, parte-se do entendimento de que as ações educativas devem ser constantemente repensadas, tanto individual quanto coletivamente, por todos os profissionais envolvidos com a infância. Nesse sentido, são discutidas as transformações históricas da Educação Infantil no Brasil, a partir de marcos legais como a Constituição Federal de 1988, o Estatuto da Criança e do Adolescente (1990), a Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996), e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2009), que reconhecem a criança como sujeito de direitos e priorizam estratégias educacionais centradas nela. A Pedagogia Tradicional, caracterizada pela figura do professor como centro do processo de ensino-aprendizagem e pela transmissão de conhecimento, contrasta com a Abordagem Reggio Emilia - concebida na Itália por Loris Malaguzzi -, que valoriza um olhar sensível para a escuta ativa, o protagonismo infantil e o ambiente como terceiro educador. Ao investigar os fundamentos dessas duas correntes, o trabalho tenciona contribuir para a construção de práticas pedagógicas mais críticas, acolhedoras e alinhadas às necessidades e potencialidades das crianças. A pesquisa se revela relevante por incentivar a revisão de paradigmas educacionais ainda presentes nas instituições e reforçar a importância de uma educação infantil participativa, que realce a criatividade, o senso crítico e o respeito às múltiplas linguagens da infância."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID12519_TB6013_30102025220036.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CAROLINE DA CONCEICAO NEVES"
    "autor_nome_curto" => "CAROLINE"
    "autor_email" => "carolneves1404@gmail.com"
    "autor_ies" => "FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS ESUDA (FCHE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este trabalho propõe análises acerca do fazer pedagógico estabelecido na Educação Infantil, a partir de um diálogo entre a Pedagogia Tradicional e a Abordagem Reggio Emilia. Compreendendo que a reflexão sobre as práticas pedagógicas impacta diretamente o ambiente de aprendizagem e o desenvolvimento integral das crianças, o estudo busca investigar como essas duas abordagens influenciam a educação da primeira infância. A pesquisa é de natureza qualitativa, com caráter exploratório, desenvolvida por meio de levantamento bibliográfico. Portanto, parte-se do entendimento de que as ações educativas devem ser constantemente repensadas, tanto individual quanto coletivamente, por todos os profissionais envolvidos com a infância. Nesse sentido, são discutidas as transformações históricas da Educação Infantil no Brasil, a partir de marcos legais como a Constituição Federal de 1988, o Estatuto da Criança e do Adolescente (1990), a Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996), e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2009), que reconhecem a criança como sujeito de direitos e priorizam estratégias educacionais centradas nela. A Pedagogia Tradicional, caracterizada pela figura do professor como centro do processo de ensino-aprendizagem e pela transmissão de conhecimento, contrasta com a Abordagem Reggio Emilia - concebida na Itália por Loris Malaguzzi -, que valoriza um olhar sensível para a escuta ativa, o protagonismo infantil e o ambiente como terceiro educador. Ao investigar os fundamentos dessas duas correntes, o trabalho tenciona contribuir para a construção de práticas pedagógicas mais críticas, acolhedoras e alinhadas às necessidades e potencialidades das crianças. A pesquisa se revela relevante por incentivar a revisão de paradigmas educacionais ainda presentes nas instituições e reforçar a importância de uma educação infantil participativa, que realce a criatividade, o senso crítico e o respeito às múltiplas linguagens da infância.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.