REFLEXÕES SOBRE O FAZER PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM DIÁLOGO ENTRE A PEDAGOGIA TRADICIONAL E A ABORDAGEM REGGIO EMILIA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127501 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6013 "inscrito_id" => 12519 "titulo" => "REFLEXÕES SOBRE O FAZER PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM DIÁLOGO ENTRE A PEDAGOGIA TRADICIONAL E A ABORDAGEM REGGIO EMILIA" "resumo" => "Este trabalho propõe análises acerca do fazer pedagógico estabelecido na Educação Infantil, a partir de um diálogo entre a Pedagogia Tradicional e a Abordagem Reggio Emilia. Compreendendo que a reflexão sobre as práticas pedagógicas impacta diretamente o ambiente de aprendizagem e o desenvolvimento integral das crianças, o estudo busca investigar como essas duas abordagens influenciam a educação da primeira infância. A pesquisa é de natureza qualitativa, com caráter exploratório, desenvolvida por meio de levantamento bibliográfico. Portanto, parte-se do entendimento de que as ações educativas devem ser constantemente repensadas, tanto individual quanto coletivamente, por todos os profissionais envolvidos com a infância. Nesse sentido, são discutidas as transformações históricas da Educação Infantil no Brasil, a partir de marcos legais como a Constituição Federal de 1988, o Estatuto da Criança e do Adolescente (1990), a Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996), e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2009), que reconhecem a criança como sujeito de direitos e priorizam estratégias educacionais centradas nela. A Pedagogia Tradicional, caracterizada pela figura do professor como centro do processo de ensino-aprendizagem e pela transmissão de conhecimento, contrasta com a Abordagem Reggio Emilia - concebida na Itália por Loris Malaguzzi -, que valoriza um olhar sensível para a escuta ativa, o protagonismo infantil e o ambiente como terceiro educador. Ao investigar os fundamentos dessas duas correntes, o trabalho tenciona contribuir para a construção de práticas pedagógicas mais críticas, acolhedoras e alinhadas às necessidades e potencialidades das crianças. A pesquisa se revela relevante por incentivar a revisão de paradigmas educacionais ainda presentes nas instituições e reforçar a importância de uma educação infantil participativa, que realce a criatividade, o senso crítico e o respeito às múltiplas linguagens da infância." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID12519_TB6013_30102025220036.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAROLINE DA CONCEICAO NEVES" "autor_nome_curto" => "CAROLINE" "autor_email" => "carolneves1404@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS ESUDA (FCHE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127501 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6013 "inscrito_id" => 12519 "titulo" => "REFLEXÕES SOBRE O FAZER PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM DIÁLOGO ENTRE A PEDAGOGIA TRADICIONAL E A ABORDAGEM REGGIO EMILIA" "resumo" => "Este trabalho propõe análises acerca do fazer pedagógico estabelecido na Educação Infantil, a partir de um diálogo entre a Pedagogia Tradicional e a Abordagem Reggio Emilia. Compreendendo que a reflexão sobre as práticas pedagógicas impacta diretamente o ambiente de aprendizagem e o desenvolvimento integral das crianças, o estudo busca investigar como essas duas abordagens influenciam a educação da primeira infância. A pesquisa é de natureza qualitativa, com caráter exploratório, desenvolvida por meio de levantamento bibliográfico. Portanto, parte-se do entendimento de que as ações educativas devem ser constantemente repensadas, tanto individual quanto coletivamente, por todos os profissionais envolvidos com a infância. Nesse sentido, são discutidas as transformações históricas da Educação Infantil no Brasil, a partir de marcos legais como a Constituição Federal de 1988, o Estatuto da Criança e do Adolescente (1990), a Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996), e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2009), que reconhecem a criança como sujeito de direitos e priorizam estratégias educacionais centradas nela. A Pedagogia Tradicional, caracterizada pela figura do professor como centro do processo de ensino-aprendizagem e pela transmissão de conhecimento, contrasta com a Abordagem Reggio Emilia - concebida na Itália por Loris Malaguzzi -, que valoriza um olhar sensível para a escuta ativa, o protagonismo infantil e o ambiente como terceiro educador. Ao investigar os fundamentos dessas duas correntes, o trabalho tenciona contribuir para a construção de práticas pedagógicas mais críticas, acolhedoras e alinhadas às necessidades e potencialidades das crianças. A pesquisa se revela relevante por incentivar a revisão de paradigmas educacionais ainda presentes nas instituições e reforçar a importância de uma educação infantil participativa, que realce a criatividade, o senso crítico e o respeito às múltiplas linguagens da infância." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID12519_TB6013_30102025220036.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAROLINE DA CONCEICAO NEVES" "autor_nome_curto" => "CAROLINE" "autor_email" => "carolneves1404@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS ESUDA (FCHE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }