Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

INTRODUÇÃO AO DESENHO ARQUITETÔNICO, A PARTIR DE ESTUDOS VOLUMÉTRICOS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 02 - Didática e Currículo
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 127191
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 5360
    "inscrito_id" => 13964
    "titulo" => "INTRODUÇÃO AO DESENHO ARQUITETÔNICO, A PARTIR DE ESTUDOS VOLUMÉTRICOS"
    "resumo" => "O advento de novas tecnologias, aliado a uma imersão cada vez maior no universo digital, têm configurado, sobretudo nos últimos anos, desafios constantes à educação. Na graduação em Arquitetura e Urbanismo, por exemplo, haja vista a importância da representação e da linguagem gráfica, na formação e atuação do profissional, a pujança das técnicas digitais por vezes leva ao questionamento da necessidade e da eficácia da continuidade do emprego de trabalhos manuais. Todavia, o presente artigo se opõe a tal entendimento, na medida em que possui como objetivo geral, apresentar uma experiência positiva de manutenção de estudos analógicos, sobretudo volumétricos, no processo de introdução dos alunos do primeiro período da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, da Universidade Federal de Juiz de Fora, ao desenho arquitetónico. A prática aqui descrita, síntese da disciplina de Representação Manual Técnica I desenvolvida no último semestre letivo de 2024, envolveu as técnicas da documentação indireta, para o embasamento teórico acerca dos temas relacionados ao desenho geométrico e ao desenho arquitetónico; a realização de aulas dialógicas teóricas e práticas; e a elaboração de trabalhos manuais bidimensionais (desenhos) e tridimensionais (estudos volumétricos). Essas técnicas, aliadas a ações práticas, como o levantamento de dimensões de ambientes e a visita a uma obra em andamento, possibilitaram o exercício contínuo, pelos alunos, da abstração e da visão espacial, culminando no aprofundamento do entendimento dos conceitos abordados e no aprimoramento da representação gráfica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID13964_TB5360_25102025181731.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EMMANUEL SÁ RESENDE PEDROSO"
    "autor_nome_curto" => "EMMANUEL"
    "autor_email" => "manusrpedroso@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA (UFJF)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 127191
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 5360
    "inscrito_id" => 13964
    "titulo" => "INTRODUÇÃO AO DESENHO ARQUITETÔNICO, A PARTIR DE ESTUDOS VOLUMÉTRICOS"
    "resumo" => "O advento de novas tecnologias, aliado a uma imersão cada vez maior no universo digital, têm configurado, sobretudo nos últimos anos, desafios constantes à educação. Na graduação em Arquitetura e Urbanismo, por exemplo, haja vista a importância da representação e da linguagem gráfica, na formação e atuação do profissional, a pujança das técnicas digitais por vezes leva ao questionamento da necessidade e da eficácia da continuidade do emprego de trabalhos manuais. Todavia, o presente artigo se opõe a tal entendimento, na medida em que possui como objetivo geral, apresentar uma experiência positiva de manutenção de estudos analógicos, sobretudo volumétricos, no processo de introdução dos alunos do primeiro período da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, da Universidade Federal de Juiz de Fora, ao desenho arquitetónico. A prática aqui descrita, síntese da disciplina de Representação Manual Técnica I desenvolvida no último semestre letivo de 2024, envolveu as técnicas da documentação indireta, para o embasamento teórico acerca dos temas relacionados ao desenho geométrico e ao desenho arquitetónico; a realização de aulas dialógicas teóricas e práticas; e a elaboração de trabalhos manuais bidimensionais (desenhos) e tridimensionais (estudos volumétricos). Essas técnicas, aliadas a ações práticas, como o levantamento de dimensões de ambientes e a visita a uma obra em andamento, possibilitaram o exercício contínuo, pelos alunos, da abstração e da visão espacial, culminando no aprofundamento do entendimento dos conceitos abordados e no aprimoramento da representação gráfica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID13964_TB5360_25102025181731.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EMMANUEL SÁ RESENDE PEDROSO"
    "autor_nome_curto" => "EMMANUEL"
    "autor_email" => "manusrpedroso@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA (UFJF)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O advento de novas tecnologias, aliado a uma imersão cada vez maior no universo digital, têm configurado, sobretudo nos últimos anos, desafios constantes à educação. Na graduação em Arquitetura e Urbanismo, por exemplo, haja vista a importância da representação e da linguagem gráfica, na formação e atuação do profissional, a pujança das técnicas digitais por vezes leva ao questionamento da necessidade e da eficácia da continuidade do emprego de trabalhos manuais. Todavia, o presente artigo se opõe a tal entendimento, na medida em que possui como objetivo geral, apresentar uma experiência positiva de manutenção de estudos analógicos, sobretudo volumétricos, no processo de introdução dos alunos do primeiro período da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, da Universidade Federal de Juiz de Fora, ao desenho arquitetónico. A prática aqui descrita, síntese da disciplina de Representação Manual Técnica I desenvolvida no último semestre letivo de 2024, envolveu as técnicas da documentação indireta, para o embasamento teórico acerca dos temas relacionados ao desenho geométrico e ao desenho arquitetónico; a realização de aulas dialógicas teóricas e práticas; e a elaboração de trabalhos manuais bidimensionais (desenhos) e tridimensionais (estudos volumétricos). Essas técnicas, aliadas a ações práticas, como o levantamento de dimensões de ambientes e a visita a uma obra em andamento, possibilitaram o exercício contínuo, pelos alunos, da abstração e da visão espacial, culminando no aprofundamento do entendimento dos conceitos abordados e no aprimoramento da representação gráfica.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.