Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE BIOLOGIA: PERCEPÇÕES E PRÁTICAS DOCENTES NO MUNICÍPIO DE ARIQUEMES/RO

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

As Metodologias Ativas (MA) são metodologias de aprendizagem que promovem autonomia e pensamento crítico dos discentes, desafiando o modelo tradicional de ensino. Destaca-se o potencial das MA na formação integral dos estudantes uma vez que elas os colocam como protagonistas no processo de aprendizagem, mesmo não sendo novidade, a aplicação das MA na educação básica ganhou destaque na última década. Diante da escassez de trabalhos que explorem o tema no Vale do Jamari percebeu-se a necessidade de entender o panorama da aplicação de MA para o ensino de Biologia na região. Esta pesquisa teve como objetivo compreender as percepções e práticas docentes quanto à aplicação de MA no ensino da disciplina de Biologia em Ariquemes/RO. Para tanto a pesquisa descritiva e exploratória adota uma abordagem qualiquantitativa, com coletas de dados através da aplicação de questionário estruturado a professores que lecionam a disciplina de Biologia para o ensino médio ofertado em escolas das redes pública e privada no município. A análise dos dados foi realizada através da análise de conteúdo, permitindo categorizar as percepções e experiências dos docentes. Os resultados mostram que, embora os professores reconheçam como benefícios das MA o maior engajamento dos alunos e desenvolvimento de competências, ainda persistem desafios significativos, tais como falta de formação específica, escassez de tempo para planejamento e recursos. A resistência dos próprios alunos às MA também foi relatada. Mesmo diante desses obstáculos, muitos professores demonstraram disposição em inovar suas práticas pedagógicas. A pesquisa evidencia a necessidade de políticas de formação continuada e suporte institucional para a efetiva implementação das MA, reforçando a importância da valorização docente no processo de transformação educacional. O estudo contribui para a discussão sobre inovação no ensino de Biologia em contextos escolares da Região Norte do Brasil, ainda pouco explorados na literatura científica.

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