METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE BIOLOGIA: PERCEPÇÕES E PRÁTICAS DOCENTES NO MUNICÍPIO DE ARIQUEMES/RO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128456 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8478 "inscrito_id" => 17661 "titulo" => "METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE BIOLOGIA: PERCEPÇÕES E PRÁTICAS DOCENTES NO MUNICÍPIO DE ARIQUEMES/RO" "resumo" => "As Metodologias Ativas (MA) são metodologias de aprendizagem que promovem autonomia e pensamento crítico dos discentes, desafiando o modelo tradicional de ensino. Destaca-se o potencial das MA na formação integral dos estudantes uma vez que elas os colocam como protagonistas no processo de aprendizagem, mesmo não sendo novidade, a aplicação das MA na educação básica ganhou destaque na última década. Diante da escassez de trabalhos que explorem o tema no Vale do Jamari percebeu-se a necessidade de entender o panorama da aplicação de MA para o ensino de Biologia na região. Esta pesquisa teve como objetivo compreender as percepções e práticas docentes quanto à aplicação de MA no ensino da disciplina de Biologia em Ariquemes/RO. Para tanto a pesquisa descritiva e exploratória adota uma abordagem qualiquantitativa, com coletas de dados através da aplicação de questionário estruturado a professores que lecionam a disciplina de Biologia para o ensino médio ofertado em escolas das redes pública e privada no município. A análise dos dados foi realizada através da análise de conteúdo, permitindo categorizar as percepções e experiências dos docentes. Os resultados mostram que, embora os professores reconheçam como benefícios das MA o maior engajamento dos alunos e desenvolvimento de competências, ainda persistem desafios significativos, tais como falta de formação específica, escassez de tempo para planejamento e recursos. A resistência dos próprios alunos às MA também foi relatada. Mesmo diante desses obstáculos, muitos professores demonstraram disposição em inovar suas práticas pedagógicas. A pesquisa evidencia a necessidade de políticas de formação continuada e suporte institucional para a efetiva implementação das MA, reforçando a importância da valorização docente no processo de transformação educacional. O estudo contribui para a discussão sobre inovação no ensino de Biologia em contextos escolares da Região Norte do Brasil, ainda pouco explorados na literatura científica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID17661_TB8478_30102025210009.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BEATRIZ VICTÓRIA GOMES BANZZA VAZ" "autor_nome_curto" => "BEATRIZ" "autor_email" => "beatrizgomesvaz12@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA (IFRO)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128456 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8478 "inscrito_id" => 17661 "titulo" => "METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE BIOLOGIA: PERCEPÇÕES E PRÁTICAS DOCENTES NO MUNICÍPIO DE ARIQUEMES/RO" "resumo" => "As Metodologias Ativas (MA) são metodologias de aprendizagem que promovem autonomia e pensamento crítico dos discentes, desafiando o modelo tradicional de ensino. Destaca-se o potencial das MA na formação integral dos estudantes uma vez que elas os colocam como protagonistas no processo de aprendizagem, mesmo não sendo novidade, a aplicação das MA na educação básica ganhou destaque na última década. Diante da escassez de trabalhos que explorem o tema no Vale do Jamari percebeu-se a necessidade de entender o panorama da aplicação de MA para o ensino de Biologia na região. Esta pesquisa teve como objetivo compreender as percepções e práticas docentes quanto à aplicação de MA no ensino da disciplina de Biologia em Ariquemes/RO. Para tanto a pesquisa descritiva e exploratória adota uma abordagem qualiquantitativa, com coletas de dados através da aplicação de questionário estruturado a professores que lecionam a disciplina de Biologia para o ensino médio ofertado em escolas das redes pública e privada no município. A análise dos dados foi realizada através da análise de conteúdo, permitindo categorizar as percepções e experiências dos docentes. Os resultados mostram que, embora os professores reconheçam como benefícios das MA o maior engajamento dos alunos e desenvolvimento de competências, ainda persistem desafios significativos, tais como falta de formação específica, escassez de tempo para planejamento e recursos. A resistência dos próprios alunos às MA também foi relatada. Mesmo diante desses obstáculos, muitos professores demonstraram disposição em inovar suas práticas pedagógicas. A pesquisa evidencia a necessidade de políticas de formação continuada e suporte institucional para a efetiva implementação das MA, reforçando a importância da valorização docente no processo de transformação educacional. O estudo contribui para a discussão sobre inovação no ensino de Biologia em contextos escolares da Região Norte do Brasil, ainda pouco explorados na literatura científica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID17661_TB8478_30102025210009.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BEATRIZ VICTÓRIA GOMES BANZZA VAZ" "autor_nome_curto" => "BEATRIZ" "autor_email" => "beatrizgomesvaz12@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA (IFRO)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }