UM ESTUDO SOBRE AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM VOLTADOS A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
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Ademais, a aplicação de um AVA favorece ao aluno o desenvolvimento de mais autonomia, permitindo aprender em seu ritmo conforme suas necessidades e disponibilidades. Este estudo tem como objetivo apresentar uma análise de ferramentas AVA voltadas à Educação de Jovens e Adultos (EJA). Essa modalidade de ensino é o resultado da crescente demanda de jovens e adultos, em sua maioria, parte da classe trabalhadora que têm em vista retomar seus estudos. Trata-se de trabalhadores de diversos setores da economia, idosos e jovens que, em grande parte, não dominam plenamente a leitura, o que gera barreiras na (re)inserção no sistema educacional. Diante disso, ressalta-se a importância de plataformas digitais que tornem esse processo simples e didático, com alternativas lúdicas, diretas e flexíveis. Nesse sentido, este trabalho apresenta um estudo de revisão bibliográfica, onde foram utilizados sites de busca, como Google Acadêmico e SciELO, através das palavras-chave: EJA, AVA, Inclusão Digital, Tecnologias Educacionais, além de uma análise técnica em ambientes abertos, a exemplo do Moodle, como alternativa à problemática apresentada. Assim, como resultado da pesquisa, observou-se que, apesar dos desafios relacionados à internet e ao letramento digital, o uso de AVA na EJA configura-se como uma medida eficaz para o engajamento dos alunos, especialmente quando os recursos pedagógicos são devidamente orientados. A pesquisa revela a existência de ferramentas livres, a exemplo do Moodle, com grande potencial para adaptações e adequações de formatos e recursos audiovisuais, seja por meio de integrações com ferramentas externas, seja por meio do desenvolvimento de novas funcionalidades." 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