Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RETORNO À ESCOLA: MOTIVAÇÃO E FINALIDADES DOS ESTUDANTES DO CURSO DE EJA ADMINISTRAÇÃO DO CAMPUS TERESINA CENTRAL DO IFPI

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 127521
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 6052
    "inscrito_id" => 9256
    "titulo" => "RETORNO À ESCOLA: MOTIVAÇÃO E FINALIDADES DOS ESTUDANTES DO CURSO DE EJA ADMINISTRAÇÃO DO CAMPUS TERESINA CENTRAL DO IFPI"
    "resumo" => "Desigualdade socioeconômica, desestruturação familiar, violência urbana, fatores culturais, etc. são algumas das causas do abandono escolar de milhões de jovens no Brasil. Para fazer frente a esta dura realidade, o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) consiste numa política pública que visa oportunizar o retorno à escola, desses milhões de jovens, e a integralização da formação em nível médio. Neste contexto, a presente pesquisa objetivou identificar e compreender os aspectos relacionados à evasão dos estudantes na idade regular, bem como ao retorno e permanência deles na sala de aula. Metodologicamente, foi realizada uma pesquisa de campo, tipo estudo de caso, com estudantes de uma turma do curso de EJA Administração, do Campus Teresina Central do Instituto Federal do Piauí (IFPI). Os dados foram produzidos por meio de aplicação de questionário estruturado e analisados com base nas premissas de análise de conteúdo, de Bardin (2016), e do referencial teórico composto das publicações de Lima et al. (2021), Costa et al. (2023), Barganho et al. (2024). As análises foram organizadas em três categorias: causas da evasão escolar, motivos para o retorno à escola e finalidades relacionadas à permanência no curso. Os resultados obtidos indicam que: quanto ao retorno, a maior parte dos estudantes abandonou os estudos pela necessidade de trabalhar para compor a renda da família. Os pesquisados responderam que retornaram para a sala de aula com o intuito de expandir os conhecimentos e qualificação profissional; e os motivos que os fazem permanecer no curso é a autorrealização pela aprendizagem de novos conhecimentos, qualificação e atuação dos professores."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID9256_TB6052_30102025130110.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LÍLIAN CRISTINA GOMES DE SOUZA E SILVA"
    "autor_nome_curto" => "LÍLIAN"
    "autor_email" => "lilian.cristina@ifpi.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ (IFPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 127521
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 6052
    "inscrito_id" => 9256
    "titulo" => "RETORNO À ESCOLA: MOTIVAÇÃO E FINALIDADES DOS ESTUDANTES DO CURSO DE EJA ADMINISTRAÇÃO DO CAMPUS TERESINA CENTRAL DO IFPI"
    "resumo" => "Desigualdade socioeconômica, desestruturação familiar, violência urbana, fatores culturais, etc. são algumas das causas do abandono escolar de milhões de jovens no Brasil. Para fazer frente a esta dura realidade, o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) consiste numa política pública que visa oportunizar o retorno à escola, desses milhões de jovens, e a integralização da formação em nível médio. Neste contexto, a presente pesquisa objetivou identificar e compreender os aspectos relacionados à evasão dos estudantes na idade regular, bem como ao retorno e permanência deles na sala de aula. Metodologicamente, foi realizada uma pesquisa de campo, tipo estudo de caso, com estudantes de uma turma do curso de EJA Administração, do Campus Teresina Central do Instituto Federal do Piauí (IFPI). Os dados foram produzidos por meio de aplicação de questionário estruturado e analisados com base nas premissas de análise de conteúdo, de Bardin (2016), e do referencial teórico composto das publicações de Lima et al. (2021), Costa et al. (2023), Barganho et al. (2024). As análises foram organizadas em três categorias: causas da evasão escolar, motivos para o retorno à escola e finalidades relacionadas à permanência no curso. Os resultados obtidos indicam que: quanto ao retorno, a maior parte dos estudantes abandonou os estudos pela necessidade de trabalhar para compor a renda da família. Os pesquisados responderam que retornaram para a sala de aula com o intuito de expandir os conhecimentos e qualificação profissional; e os motivos que os fazem permanecer no curso é a autorrealização pela aprendizagem de novos conhecimentos, qualificação e atuação dos professores."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID9256_TB6052_30102025130110.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LÍLIAN CRISTINA GOMES DE SOUZA E SILVA"
    "autor_nome_curto" => "LÍLIAN"
    "autor_email" => "lilian.cristina@ifpi.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ (IFPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Desigualdade socioeconômica, desestruturação familiar, violência urbana, fatores culturais, etc. são algumas das causas do abandono escolar de milhões de jovens no Brasil. Para fazer frente a esta dura realidade, o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) consiste numa política pública que visa oportunizar o retorno à escola, desses milhões de jovens, e a integralização da formação em nível médio. Neste contexto, a presente pesquisa objetivou identificar e compreender os aspectos relacionados à evasão dos estudantes na idade regular, bem como ao retorno e permanência deles na sala de aula. Metodologicamente, foi realizada uma pesquisa de campo, tipo estudo de caso, com estudantes de uma turma do curso de EJA Administração, do Campus Teresina Central do Instituto Federal do Piauí (IFPI). Os dados foram produzidos por meio de aplicação de questionário estruturado e analisados com base nas premissas de análise de conteúdo, de Bardin (2016), e do referencial teórico composto das publicações de Lima et al. (2021), Costa et al. (2023), Barganho et al. (2024). As análises foram organizadas em três categorias: causas da evasão escolar, motivos para o retorno à escola e finalidades relacionadas à permanência no curso. Os resultados obtidos indicam que: quanto ao retorno, a maior parte dos estudantes abandonou os estudos pela necessidade de trabalhar para compor a renda da família. Os pesquisados responderam que retornaram para a sala de aula com o intuito de expandir os conhecimentos e qualificação profissional; e os motivos que os fazem permanecer no curso é a autorrealização pela aprendizagem de novos conhecimentos, qualificação e atuação dos professores.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.