CONDIÇÕES E OBSTÁCULOS NA FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO: UMA ANÁLISE SOBRE SUA IMPORTÂNCIA E APLICAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL II
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125122 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 768 "inscrito_id" => 2650 "titulo" => "CONDIÇÕES E OBSTÁCULOS NA FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO: UMA ANÁLISE SOBRE SUA IMPORTÂNCIA E APLICAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL II" "resumo" => "Atualmente, a literatura tem sido negligenciada em sala de aula, o que resulta em problemas como a má interpretação de textos e a ausência de um pleno desenvolvimento cognitivo. Nesse contexto, este artigo analisa os desafios da leitura literária no Ensino Fundamental II, com foco nas turmas do 6º e 9º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental Fábio Mariz Maia, localizada na zona rural de Catolé do Rocha - PB. O estudo busca compreender as causas da baixa valorização da literatura no ambiente escolar e propor estratégias para fomentar o hábito da leitura entre os discentes. Para atingir esses objetivos, adotou-se uma metodologia de pesquisa de campo, utilizando questionários aplicados a professores e alunos, com o intuito de avaliar as práticas pedagógicas e as percepções relacionadas ao ensino da literatura. O referencial teórico fundamenta-se em autores como: Durão (2021) e Candido (1972; 1995), que discutem a relevância da literatura no contexto acadêmico e social, além de Freire (1981), que defende a leitura como uma ferramenta essencial para o desenvolvimento humano. Ademais, a Base Nacional Comum Curricular - BNCC (2017) é considerada um suporte fundamental para a formação de leitores capazes de apreciar e compreender criticamente a leitura, destacando a importância da literatura no desenvolvimento sociocognitivo dos estudantes. Os resultados esperados incluem a identificação de práticas pedagógicas eficazes que integrem atividades literárias contextualizadas à realidade dos alunos, promovendo o engajamento e estimulando o hábito da leitura de forma significativa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID2650_TB768_14102025100619.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DULCE MARQUES FERREIRA" "autor_nome_curto" => "MARIA DULCE" "autor_email" => "mariadulcemf2019@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125122 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 768 "inscrito_id" => 2650 "titulo" => "CONDIÇÕES E OBSTÁCULOS NA FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO: UMA ANÁLISE SOBRE SUA IMPORTÂNCIA E APLICAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL II" "resumo" => "Atualmente, a literatura tem sido negligenciada em sala de aula, o que resulta em problemas como a má interpretação de textos e a ausência de um pleno desenvolvimento cognitivo. Nesse contexto, este artigo analisa os desafios da leitura literária no Ensino Fundamental II, com foco nas turmas do 6º e 9º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental Fábio Mariz Maia, localizada na zona rural de Catolé do Rocha - PB. O estudo busca compreender as causas da baixa valorização da literatura no ambiente escolar e propor estratégias para fomentar o hábito da leitura entre os discentes. Para atingir esses objetivos, adotou-se uma metodologia de pesquisa de campo, utilizando questionários aplicados a professores e alunos, com o intuito de avaliar as práticas pedagógicas e as percepções relacionadas ao ensino da literatura. O referencial teórico fundamenta-se em autores como: Durão (2021) e Candido (1972; 1995), que discutem a relevância da literatura no contexto acadêmico e social, além de Freire (1981), que defende a leitura como uma ferramenta essencial para o desenvolvimento humano. Ademais, a Base Nacional Comum Curricular - BNCC (2017) é considerada um suporte fundamental para a formação de leitores capazes de apreciar e compreender criticamente a leitura, destacando a importância da literatura no desenvolvimento sociocognitivo dos estudantes. Os resultados esperados incluem a identificação de práticas pedagógicas eficazes que integrem atividades literárias contextualizadas à realidade dos alunos, promovendo o engajamento e estimulando o hábito da leitura de forma significativa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID2650_TB768_14102025100619.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DULCE MARQUES FERREIRA" "autor_nome_curto" => "MARIA DULCE" "autor_email" => "mariadulcemf2019@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }