A QUÍMICA DO COTIDIANO COMO FERRAMENTA DE ENSINO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128754 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9231 "inscrito_id" => 20214 "titulo" => "A QUÍMICA DO COTIDIANO COMO FERRAMENTA DE ENSINO" "resumo" => "A utilização da Química do cotidiano como recurso didático configura-se como uma estratégia eficaz para promover a aprendizagem significativa no Ensino Médio, ao articular os conteúdos escolares às vivências dos estudantes. A presente pesquisa, desenvolvida por meio de uma revisão narrativa de natureza descritiva e abordagem qualitativa, teve como foco produções acadêmicas publicadas entre 2015 e 2025. A seleção das fontes ocorreu em plataformas como Scielo, Periódicos da CAPES e Google Acadêmico. O suporte metodológico seguiu as orientações de Cavalcante e Oliveira (2020) e Batista e Kumada (2021), que indicam a revisão narrativa como método apropriado para análises interpretativas em educação. Os resultados evidenciaram que a contextualização dos conteúdos por meio de situações reais, como o uso de combustíveis, produtos de limpeza, alimentos e questões ambientais, amplia a compreensão conceitual e estimula o pensamento crítico e reflexivo dos alunos (Santos, 2023). Além disso, o ensino de Química adquire maior relevância social ao integrar temas contemporâneos que afetam diretamente o cotidiano discente (Bezerra; Queiroz; Coutinho, 2018; Silva, 2019). O uso de metodologias ativas e ferramentas tecnológicas, como Wordwall, Kahoot e Google Classroom, mostrou-se eficaz para elevar o engajamento e fortalecer o protagonismo estudantil (Dos Santos Cavalcante; Da Silva, 2022; Pereira et al., 2021a, 2021b). Contudo, o estudo alertou para o risco da contextualização superficial, que reduz o cotidiano a meros exemplos ilustrativos, sem promover a problematização social necessária à formação crítica. Defende-se, portanto, uma abordagem que tome o cotidiano como ponto de partida para práticas educativas reflexivas, capazes de formar sujeitos cientificamente alfabetizados e socialmente implicados." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID20214_TB9231_14102025125710.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EZAUL MEDEIROS DA HORA" "autor_nome_curto" => "EZAUL" "autor_email" => "ezaul60@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128754 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9231 "inscrito_id" => 20214 "titulo" => "A QUÍMICA DO COTIDIANO COMO FERRAMENTA DE ENSINO" "resumo" => "A utilização da Química do cotidiano como recurso didático configura-se como uma estratégia eficaz para promover a aprendizagem significativa no Ensino Médio, ao articular os conteúdos escolares às vivências dos estudantes. A presente pesquisa, desenvolvida por meio de uma revisão narrativa de natureza descritiva e abordagem qualitativa, teve como foco produções acadêmicas publicadas entre 2015 e 2025. A seleção das fontes ocorreu em plataformas como Scielo, Periódicos da CAPES e Google Acadêmico. O suporte metodológico seguiu as orientações de Cavalcante e Oliveira (2020) e Batista e Kumada (2021), que indicam a revisão narrativa como método apropriado para análises interpretativas em educação. Os resultados evidenciaram que a contextualização dos conteúdos por meio de situações reais, como o uso de combustíveis, produtos de limpeza, alimentos e questões ambientais, amplia a compreensão conceitual e estimula o pensamento crítico e reflexivo dos alunos (Santos, 2023). Além disso, o ensino de Química adquire maior relevância social ao integrar temas contemporâneos que afetam diretamente o cotidiano discente (Bezerra; Queiroz; Coutinho, 2018; Silva, 2019). O uso de metodologias ativas e ferramentas tecnológicas, como Wordwall, Kahoot e Google Classroom, mostrou-se eficaz para elevar o engajamento e fortalecer o protagonismo estudantil (Dos Santos Cavalcante; Da Silva, 2022; Pereira et al., 2021a, 2021b). Contudo, o estudo alertou para o risco da contextualização superficial, que reduz o cotidiano a meros exemplos ilustrativos, sem promover a problematização social necessária à formação crítica. Defende-se, portanto, uma abordagem que tome o cotidiano como ponto de partida para práticas educativas reflexivas, capazes de formar sujeitos cientificamente alfabetizados e socialmente implicados." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID20214_TB9231_14102025125710.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EZAUL MEDEIROS DA HORA" "autor_nome_curto" => "EZAUL" "autor_email" => "ezaul60@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }