GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DE MATEMÁTICA: IMPACTOS DO JOGO DA MEMÓRIA NO APRENDIZADO DE CONJUNTOS NUMÉRICOS NO IEMA PLENO DR. JOÃO BACELAR PORTELA
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Para alcançar os objetivos, fez-se necessário um estudo de caso na rede estadual do Maranhão na escola IEMA Pleno Dr. Bacelar Portela, com os estudantes do 1 ano do Ensino Médio onde aplicou-se o Jogo da Memória como recurso facilitador do ensino, após aula expositiva do conteúdo. O resultado tende a apontar que as tecnologias digitais, como a gamificação, estão inseridas de forma ativa na vida do aluno, então o uso deste instrumento traz grandes melhorias, como construir os seus próprios conhecimentos, assumindo um papel significativo na relação ensino e aprendizagem do estudante, pois favorece a autonomia e independência na sua relação social. Logo, a pesquisa aponta que o Jogo da Memória potencializa o que outrora lhe foi apresentado (Conjuntos Numéricos), mas de maneira interativa, saindo do viés de uma aula tradicional (quadro branco), proporcionando uma melhor relação entre professor-aluno, permitindo beneficiar a capacidade de aprendizagem, pois motiva e estimula o raciocínio." 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