Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O COMPONENTE CURRICULAR DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA: DA DESMISTIFICAÇÃO DA CIÊNCIA À FETEC

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A pesquisa enquanto princípio pedagógico é um dos princípios estruturantes da Educação Profissional e Tecnológica e, portanto, deve estar presente nas práticas educativas das instituições. Assim, a pesquisa está presente no Instituto Federal Catarinense - campus Rio do Sul de diversas formas. No entanto, destaca-se que o campus possui a pesquisa de forma curricularizada em seus cursos técnicos integrados ao Ensino Médio por meio do componente curricular de Iniciação Científica. Dessa forma, o objetivo desta pesquisa é identificar quais as práticas pedagógicas presentes nos componentes curriculares de IC nos três cursos de EMI presentes na instituição, os quais: técnico em Agroecologia, Agropecuária e Informática para Internet. Amparada nos estudos de Freire (2009, 2020), Demo (2001 e 2014) e Ramos (2014), a pesquisa foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com docentes do IFC - campus Rio do Sul, que estão ou estiveram envolvidos com o componente curricular de IC ao longo dos anos. Os dados construídos receberam tratamento qualitativo utilizando como método a Análise Textual Discursiva. Após a transcrição, revisão e organização do material produzido, obteve-se 22 unidades empíricas, as quais foram divididas em 3 categorias emergentes: desmistificação da ciência, desenvolvimento da pesquisa e, por fim, socialização da pesquisa em eventos de divulgação científica. As três categorias identificadas representam os três principais momentos pelos quais perpassam as práticas pedagógicas no componente curricular de IC e, que puderam ser observadas como comum a todos os cursos. Por fim, foi possível identificar práticas que instigam a autonomia, autoria, escrita e que contribuem para uma formação humanizadora dos estudantes.

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