CONHECIMENTO PRÉVIO DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE OS REINOS PLANTAE E ANIMALIA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126188 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2939 "inscrito_id" => 10258 "titulo" => "CONHECIMENTO PRÉVIO DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE OS REINOS PLANTAE E ANIMALIA" "resumo" => "A compreensão do conhecimento prévio dos alunos sobre os conteúdos de biologia é crucial para identificar lacunas no aprendizado e aprimorar as práticas pedagógicas, contribuindo para o desenvolvimento do raciocínio crítico. Este estudo objetiva avaliar o conhecimento prévio dos alunos do ensino fundamental sobre as temáticas de botânica e zoologia. O trabalho foi realizado no Centro de Educação Integrado Professor Eliseu Viana (CEIPEV), localizado no município de Mossoró (RN), em junho de 2019. A escolha dessa instituição se deu pela experiência adquirida no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Foram selecionados 27 alunos regularmente matriculados nas turmas 7º “A” e 7º “B” do ensino fundamental. Aplicou-se um questionário diagnóstico, sobre o Reino Plantae e Animalia, composto por seis questões subjetivas e contextualizadas relacionadas aos grupos das gimnospermas e angiospermas. Aplicou-se um questionário diagnóstico sobre os Reinos Plantae e Animalia, composto por seis questões subjetivas. No Reino Plantae, os alunos foram interrogados sobre estruturas florais e características das gimnospermas e angiospermas. No Reino Animalia, as questões abordaram a prevenção de doenças (cisticercose e teníase) e na identificação de características dos filos Porifera e Cnidária. Observou-se que ambas turmas conseguiram identificar corretamente a estrutura reprodutiva feminina. No entanto, a turma “B” não soube identificar a estrutura reprodutiva masculina. Em relação às características que distinguem as gimnospermas, os alunos indicaram a ausência de flores e frutos, enquanto para as angiospermas, mencionaram a presença de flores, frutos e sementes. Quanto à prevenção da cisticercose e teníase, ambas as turmas concordaram em evitar o consumo de carne mal passada. Em relação aos filos Cnidária e Porífera, a turma “A” respondeu corretamente, enquanto a turma “B” não apresentou respostas. Assim, avaliação do conhecimento prévio dos alunos sobre botânica e zoologia revelou lacunas no entendimento das temáticas abordadas em sala de aula." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID10258_TB2939_28102025223046.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PAOLA FORTES GUTERRES" "autor_nome_curto" => "PAOLA" "autor_email" => "paolafortesguterres@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE (FURG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126188 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2939 "inscrito_id" => 10258 "titulo" => "CONHECIMENTO PRÉVIO DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE OS REINOS PLANTAE E ANIMALIA" "resumo" => "A compreensão do conhecimento prévio dos alunos sobre os conteúdos de biologia é crucial para identificar lacunas no aprendizado e aprimorar as práticas pedagógicas, contribuindo para o desenvolvimento do raciocínio crítico. Este estudo objetiva avaliar o conhecimento prévio dos alunos do ensino fundamental sobre as temáticas de botânica e zoologia. O trabalho foi realizado no Centro de Educação Integrado Professor Eliseu Viana (CEIPEV), localizado no município de Mossoró (RN), em junho de 2019. A escolha dessa instituição se deu pela experiência adquirida no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Foram selecionados 27 alunos regularmente matriculados nas turmas 7º “A” e 7º “B” do ensino fundamental. Aplicou-se um questionário diagnóstico, sobre o Reino Plantae e Animalia, composto por seis questões subjetivas e contextualizadas relacionadas aos grupos das gimnospermas e angiospermas. Aplicou-se um questionário diagnóstico sobre os Reinos Plantae e Animalia, composto por seis questões subjetivas. No Reino Plantae, os alunos foram interrogados sobre estruturas florais e características das gimnospermas e angiospermas. No Reino Animalia, as questões abordaram a prevenção de doenças (cisticercose e teníase) e na identificação de características dos filos Porifera e Cnidária. Observou-se que ambas turmas conseguiram identificar corretamente a estrutura reprodutiva feminina. No entanto, a turma “B” não soube identificar a estrutura reprodutiva masculina. Em relação às características que distinguem as gimnospermas, os alunos indicaram a ausência de flores e frutos, enquanto para as angiospermas, mencionaram a presença de flores, frutos e sementes. Quanto à prevenção da cisticercose e teníase, ambas as turmas concordaram em evitar o consumo de carne mal passada. Em relação aos filos Cnidária e Porífera, a turma “A” respondeu corretamente, enquanto a turma “B” não apresentou respostas. Assim, avaliação do conhecimento prévio dos alunos sobre botânica e zoologia revelou lacunas no entendimento das temáticas abordadas em sala de aula." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID10258_TB2939_28102025223046.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PAOLA FORTES GUTERRES" "autor_nome_curto" => "PAOLA" "autor_email" => "paolafortesguterres@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE (FURG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }