Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

REVITALIZAÇÃO BOTÂNICA EM UM ESPAÇO NÃO FORMAL DE ENSINO

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A revitalização botânica em espaços não formais de ensino tem grande potencial para enriquecer a aprendizagem prática e teórica, contribuindo para a superação da chamada cegueira botânica ou impercepção botânica. Este estudo desenvolvido por meio de uma parceria entre o Laboratório de Ensino de Ciências e Biologia do Instituto Federal do Maranhão, Campus São Luís Monte Castelo e o Vivenda Orgânicos, localizado em Paço do Lumiar, Maranhão, objetivou fazer uma revitalização no espaço no que diz respeito as espécies vegetais encontradas. O Laboratório proporciona práticas docentes e aulas de campo para os graduandos em Licenciatura em Ciências Biológicas integrantes do Grupo. O Vivenda, adota práticas de permacultura e educação embiental, recebendo visitas de escolas públicas e privadas para atividades educativas, proporcionando aos alunos um contato direto com a diversidade arbórea do local. A execução deste trabalho se deu nos meses de dezembro de 2024 a março de 2025. A proposta reforça a importância das vivências práticas e das aulas de campo no ensino de biologia, possibilitando uma aprendizagem mais significativa e concreta. A metodologia envolveu o levantamento das espécies vegetais presentes, a confecção de 24 placas de identificação e a criação de um guia digital interativo, desenvolvido na plataforma Canva, facilitando o acesso às informações sobre as plantas. O projeto se baseia na ideia de que a falta de experiências diretas com a flora contribui para a dificuldade de reconhecer sua importância na biosfera. Dessa forma, a revitalização do espaço cria um ambiente mais dinâmico, permitindo aos alunos aplicarem de maneira tangível os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Além de aprimorar o ambiente pedagógico, a iniciativa estimula a valorização das plantas e a adoção de práticas sustentáveis, fortalecendo a conexão entre educação e meio ambiente, assim como contribuindo com a formação acadêmica dos graduandos envolvidos.

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