REVITALIZAÇÃO BOTÂNICA EM UM ESPAÇO NÃO FORMAL DE ENSINO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126227 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3013 "inscrito_id" => 1246 "titulo" => "REVITALIZAÇÃO BOTÂNICA EM UM ESPAÇO NÃO FORMAL DE ENSINO" "resumo" => "A revitalização botânica em espaços não formais de ensino tem grande potencial para enriquecer a aprendizagem prática e teórica, contribuindo para a superação da chamada cegueira botânica ou impercepção botânica. Este estudo desenvolvido por meio de uma parceria entre o Laboratório de Ensino de Ciências e Biologia do Instituto Federal do Maranhão, Campus São Luís Monte Castelo e o Vivenda Orgânicos, localizado em Paço do Lumiar, Maranhão, objetivou fazer uma revitalização no espaço no que diz respeito as espécies vegetais encontradas. O Laboratório proporciona práticas docentes e aulas de campo para os graduandos em Licenciatura em Ciências Biológicas integrantes do Grupo. O Vivenda, adota práticas de permacultura e educação embiental, recebendo visitas de escolas públicas e privadas para atividades educativas, proporcionando aos alunos um contato direto com a diversidade arbórea do local. A execução deste trabalho se deu nos meses de dezembro de 2024 a março de 2025. A proposta reforça a importância das vivências práticas e das aulas de campo no ensino de biologia, possibilitando uma aprendizagem mais significativa e concreta. A metodologia envolveu o levantamento das espécies vegetais presentes, a confecção de 24 placas de identificação e a criação de um guia digital interativo, desenvolvido na plataforma Canva, facilitando o acesso às informações sobre as plantas. O projeto se baseia na ideia de que a falta de experiências diretas com a flora contribui para a dificuldade de reconhecer sua importância na biosfera. Dessa forma, a revitalização do espaço cria um ambiente mais dinâmico, permitindo aos alunos aplicarem de maneira tangível os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Além de aprimorar o ambiente pedagógico, a iniciativa estimula a valorização das plantas e a adoção de práticas sustentáveis, fortalecendo a conexão entre educação e meio ambiente, assim como contribuindo com a formação acadêmica dos graduandos envolvidos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID1246_TB3013_30102025185028.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAYRA NAILLANY COSTA CARDOSO" "autor_nome_curto" => "MAYRA" "autor_email" => "mayranaillany@acad.ifma.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126227 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3013 "inscrito_id" => 1246 "titulo" => "REVITALIZAÇÃO BOTÂNICA EM UM ESPAÇO NÃO FORMAL DE ENSINO" "resumo" => "A revitalização botânica em espaços não formais de ensino tem grande potencial para enriquecer a aprendizagem prática e teórica, contribuindo para a superação da chamada cegueira botânica ou impercepção botânica. Este estudo desenvolvido por meio de uma parceria entre o Laboratório de Ensino de Ciências e Biologia do Instituto Federal do Maranhão, Campus São Luís Monte Castelo e o Vivenda Orgânicos, localizado em Paço do Lumiar, Maranhão, objetivou fazer uma revitalização no espaço no que diz respeito as espécies vegetais encontradas. O Laboratório proporciona práticas docentes e aulas de campo para os graduandos em Licenciatura em Ciências Biológicas integrantes do Grupo. O Vivenda, adota práticas de permacultura e educação embiental, recebendo visitas de escolas públicas e privadas para atividades educativas, proporcionando aos alunos um contato direto com a diversidade arbórea do local. A execução deste trabalho se deu nos meses de dezembro de 2024 a março de 2025. A proposta reforça a importância das vivências práticas e das aulas de campo no ensino de biologia, possibilitando uma aprendizagem mais significativa e concreta. A metodologia envolveu o levantamento das espécies vegetais presentes, a confecção de 24 placas de identificação e a criação de um guia digital interativo, desenvolvido na plataforma Canva, facilitando o acesso às informações sobre as plantas. O projeto se baseia na ideia de que a falta de experiências diretas com a flora contribui para a dificuldade de reconhecer sua importância na biosfera. Dessa forma, a revitalização do espaço cria um ambiente mais dinâmico, permitindo aos alunos aplicarem de maneira tangível os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Além de aprimorar o ambiente pedagógico, a iniciativa estimula a valorização das plantas e a adoção de práticas sustentáveis, fortalecendo a conexão entre educação e meio ambiente, assim como contribuindo com a formação acadêmica dos graduandos envolvidos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID1246_TB3013_30102025185028.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAYRA NAILLANY COSTA CARDOSO" "autor_nome_curto" => "MAYRA" "autor_email" => "mayranaillany@acad.ifma.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }