Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AUDIOLIVRO: ACESSIBILIDADE PARA LEITURA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 126525
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 3768
    "inscrito_id" => 3351
    "titulo" => "AUDIOLIVRO: ACESSIBILIDADE PARA LEITURA"
    "resumo" => "O projeto Audiolivro: leitura e Acessibilidade teve como objetivo principal promover a acessibilidade para a comunidade acadêmica com deficiência visual para acesso aos livros digitais publicados pela Editora Unitins. A metodologia do projeto envolveu uma abordagem multidisciplinar, com a participação de professores, técnicos administrativos e estudantes de diversas áreas do conhecimento. A pesquisa bibliográfica e a análise documental foram utilizadas para embasar as etapas de construção do audiolivro, desde a adaptação do texto até a editoração. A pesquisa bibliográfica versou sobre deficiência visual e audiolivros, com consultas de fontes como Barbosa (2017), Matos (2022), Lopes e Castro (2015), e Menezes e Frannklin (2008), Rubery (2016), além de considerar as políticas de acessibilidade implementadas pela Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) em conformidade com o Decreto-lei nº 5.296 de 2004. Também foi conduzida uma pesquisa qualitativa através da análise documental de dados públicos da Unitins, para identificação dos estudantes com deficiência visual matriculados em 2023. Por fim, realizou-se a pesquisa prática com a construção das etapas para desenvolvimento de um audiolivro. A publicação foi realizada em uma plataforma digital gratuita. Conclui-se que evolução tecnológica tem impactado a forma como os audiolivros são consumidos, com a transição para o formato digital. A digitalização democratizou o acesso, aumentou a disponibilidade de títulos e proporcionou maior portabilidade e conveniência. Apesar dos avanços nas vozes sintéticas, a narração humana continua a desempenhar um papel essencial na produção de audiolivros, especialmente para pessoas com deficiência visual."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3351_TB3768_16102025094117.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LILIANE SCARPIN S. STORNIOLO"
    "autor_nome_curto" => "LILIANE"
    "autor_email" => "liliane.ss@unitins.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO TOCANTINS (UNITINS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 126525
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 3768
    "inscrito_id" => 3351
    "titulo" => "AUDIOLIVRO: ACESSIBILIDADE PARA LEITURA"
    "resumo" => "O projeto Audiolivro: leitura e Acessibilidade teve como objetivo principal promover a acessibilidade para a comunidade acadêmica com deficiência visual para acesso aos livros digitais publicados pela Editora Unitins. A metodologia do projeto envolveu uma abordagem multidisciplinar, com a participação de professores, técnicos administrativos e estudantes de diversas áreas do conhecimento. A pesquisa bibliográfica e a análise documental foram utilizadas para embasar as etapas de construção do audiolivro, desde a adaptação do texto até a editoração. A pesquisa bibliográfica versou sobre deficiência visual e audiolivros, com consultas de fontes como Barbosa (2017), Matos (2022), Lopes e Castro (2015), e Menezes e Frannklin (2008), Rubery (2016), além de considerar as políticas de acessibilidade implementadas pela Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) em conformidade com o Decreto-lei nº 5.296 de 2004. Também foi conduzida uma pesquisa qualitativa através da análise documental de dados públicos da Unitins, para identificação dos estudantes com deficiência visual matriculados em 2023. Por fim, realizou-se a pesquisa prática com a construção das etapas para desenvolvimento de um audiolivro. A publicação foi realizada em uma plataforma digital gratuita. Conclui-se que evolução tecnológica tem impactado a forma como os audiolivros são consumidos, com a transição para o formato digital. A digitalização democratizou o acesso, aumentou a disponibilidade de títulos e proporcionou maior portabilidade e conveniência. Apesar dos avanços nas vozes sintéticas, a narração humana continua a desempenhar um papel essencial na produção de audiolivros, especialmente para pessoas com deficiência visual."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3351_TB3768_16102025094117.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LILIANE SCARPIN S. STORNIOLO"
    "autor_nome_curto" => "LILIANE"
    "autor_email" => "liliane.ss@unitins.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO TOCANTINS (UNITINS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O projeto Audiolivro: leitura e Acessibilidade teve como objetivo principal promover a acessibilidade para a comunidade acadêmica com deficiência visual para acesso aos livros digitais publicados pela Editora Unitins. A metodologia do projeto envolveu uma abordagem multidisciplinar, com a participação de professores, técnicos administrativos e estudantes de diversas áreas do conhecimento. A pesquisa bibliográfica e a análise documental foram utilizadas para embasar as etapas de construção do audiolivro, desde a adaptação do texto até a editoração. A pesquisa bibliográfica versou sobre deficiência visual e audiolivros, com consultas de fontes como Barbosa (2017), Matos (2022), Lopes e Castro (2015), e Menezes e Frannklin (2008), Rubery (2016), além de considerar as políticas de acessibilidade implementadas pela Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) em conformidade com o Decreto-lei nº 5.296 de 2004. Também foi conduzida uma pesquisa qualitativa através da análise documental de dados públicos da Unitins, para identificação dos estudantes com deficiência visual matriculados em 2023. Por fim, realizou-se a pesquisa prática com a construção das etapas para desenvolvimento de um audiolivro. A publicação foi realizada em uma plataforma digital gratuita. Conclui-se que evolução tecnológica tem impactado a forma como os audiolivros são consumidos, com a transição para o formato digital. A digitalização democratizou o acesso, aumentou a disponibilidade de títulos e proporcionou maior portabilidade e conveniência. Apesar dos avanços nas vozes sintéticas, a narração humana continua a desempenhar um papel essencial na produção de audiolivros, especialmente para pessoas com deficiência visual.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.