Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EXTENSÃO DE SENTIDOS COM VALOR AFETIVO/RELACIONAL EM NOMES EM -NTE: APLICAÇÕES PARA O ENSINO

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo descrever as propriedades semânticas dos nomes terminados em "nte" com sentido afetivo/relacional como exemplos “Ficante,cornante,conversante” , além das motivações semântico-cognitivas e discursivo-pragmáticas para sua recorrência. Como referencial teórico, temos o funcionalismo norte-americano e a Linguística Cognitiva Baseia-se na abordagem cognitivo-funcional da linguagem (Bybee, 2010; Tomasello, 1998; Givón, 1995). Os dados são retirados da rede social "X", analisando postagens para identificar o uso desse sufixo na representação da intensidade das relações, e do Corpus do Português, verificando se e com que frequência elas já apareceram em outros registros. O corpus é constituído por 386 ocorrências. A abordagem quantitativa fundamenta-se na frequência de ocorrência dessas palavras na língua. Já a abordagem qualitativa, verifica-se pela análise semântica dessas palavras e dos verbos que lhe servem de base. A metodologia inclui a coleta e organização das recorrências dessas palavras em frases, buscando padrões e analisando como elas conceptualizam graus de envolvimento em relações afetivas. Pensando no ensino, o projeto pode ser uma forma de pensar sobre os processos de formação de palavras, principalmente a derivação. O professor pode explorar o conhecimento dos alunos acerca dessas palavras, incentivar a criação de outras, refletir sobre os seus usos e o modo como as palavras codificam as relações afetivas, mostrando como a língua reflete a percepção dos indivíduos. Essa atividade estimula a criatividade e a reflexão sobre a evolução da língua e sua adaptação às dinâmicas sociais.

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