INSETOS OU POKÉMON? EXPLORANDO AS POTENCIALIDADES PEDAGÓGICAS DA FRANQUIA PARA O ENSINO DE BIOLOGIA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126710 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4296 "inscrito_id" => 12202 "titulo" => "INSETOS OU POKÉMON? EXPLORANDO AS POTENCIALIDADES PEDAGÓGICAS DA FRANQUIA PARA O ENSINO DE BIOLOGIA" "resumo" => "O ensino de Biologia enfrenta o desafio de tornar conceitos complexos, como, diversidade biológica, ecologia e anatomia comparada, acessíveis e interessantes para os alunos, especialmente no estudo de grupos como os insetos. Tradicionalmente, a Entomologia é abordada de forma teórica e técnica, o que pode gerar desinteresse e aversão por parte dos estudantes. Especialmente devido à percepção negativa que muitos estudantes têm sobre os insetos. Diante disso, estratégias pedagógicas que utilizam elementos da cultura pop, como jogos e animações, surgem como alternativas eficazes para engajar os jovens e facilitar a aprendizagem. Nesse contexto, o anime Pokémon que é um fenômeno global e apresenta criaturas inspiradas em seres reais, destaca-se como uma ferramenta promissora para aproximar os alunos do mundo dos insetos. Dito isto, este trabalho teve como objetivo analisar as potencialidades da série Pokémon para o ensino de Entomologia. A metodologia combinou análise de episódios do anime e foi realizado na Pokédex, site oficial do Pokémon, um levantamento de personagens que poderiam estar relacionados com insetos. Após isto, os “Pokémon inseto” foram classificados aos táxons mais inclusivo possível. Para tanto, foram utilizadas as informações biológicas (ecológicas, morfológicas, etc.) dos Pokémon presentes na Bulbapedia. Foram identificadas 92 Pokémon inspirados em artrópodes, 48 espécies claramente inspiradas em insetos reais, distribuídas em 9 ordens, sendo Lepidoptera e Hymenoptera com mais representações, 18 famílias (ex.: Vespidae, Formicidae) e 32 gêneros, oferecendo assim um repertório diversificado para analogias didáticas. Desta forma, a pesquisa apresenta como potencialidade a existência de uma enorme diversidade de criaturas com variados hábitos que podem ser utilizados como recurso em sala de aula. Constatando-se que a diversidade ecológica representada na franquia Pokémon, combinada com seu alcance populacional, oferece potencial pedagógico para o ensino de entomologia, como o estudo de morfologia e processos evolutivos através de metodologias lúdicas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID12202_TB4296_28102025121010.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SÂMIA KELLY DA SILVA MATOS" "autor_nome_curto" => "SÂMIA MATOS" "autor_email" => "samiamattos7@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126710 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4296 "inscrito_id" => 12202 "titulo" => "INSETOS OU POKÉMON? EXPLORANDO AS POTENCIALIDADES PEDAGÓGICAS DA FRANQUIA PARA O ENSINO DE BIOLOGIA" "resumo" => "O ensino de Biologia enfrenta o desafio de tornar conceitos complexos, como, diversidade biológica, ecologia e anatomia comparada, acessíveis e interessantes para os alunos, especialmente no estudo de grupos como os insetos. Tradicionalmente, a Entomologia é abordada de forma teórica e técnica, o que pode gerar desinteresse e aversão por parte dos estudantes. Especialmente devido à percepção negativa que muitos estudantes têm sobre os insetos. Diante disso, estratégias pedagógicas que utilizam elementos da cultura pop, como jogos e animações, surgem como alternativas eficazes para engajar os jovens e facilitar a aprendizagem. Nesse contexto, o anime Pokémon que é um fenômeno global e apresenta criaturas inspiradas em seres reais, destaca-se como uma ferramenta promissora para aproximar os alunos do mundo dos insetos. Dito isto, este trabalho teve como objetivo analisar as potencialidades da série Pokémon para o ensino de Entomologia. A metodologia combinou análise de episódios do anime e foi realizado na Pokédex, site oficial do Pokémon, um levantamento de personagens que poderiam estar relacionados com insetos. Após isto, os “Pokémon inseto” foram classificados aos táxons mais inclusivo possível. Para tanto, foram utilizadas as informações biológicas (ecológicas, morfológicas, etc.) dos Pokémon presentes na Bulbapedia. Foram identificadas 92 Pokémon inspirados em artrópodes, 48 espécies claramente inspiradas em insetos reais, distribuídas em 9 ordens, sendo Lepidoptera e Hymenoptera com mais representações, 18 famílias (ex.: Vespidae, Formicidae) e 32 gêneros, oferecendo assim um repertório diversificado para analogias didáticas. Desta forma, a pesquisa apresenta como potencialidade a existência de uma enorme diversidade de criaturas com variados hábitos que podem ser utilizados como recurso em sala de aula. Constatando-se que a diversidade ecológica representada na franquia Pokémon, combinada com seu alcance populacional, oferece potencial pedagógico para o ensino de entomologia, como o estudo de morfologia e processos evolutivos através de metodologias lúdicas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID12202_TB4296_28102025121010.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SÂMIA KELLY DA SILVA MATOS" "autor_nome_curto" => "SÂMIA MATOS" "autor_email" => "samiamattos7@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }