JOGOS AFRICANOS NO ENSINO MÉDIO COMO FERRAMENTA DE EDUCAÇÃO ANTIRACISTA E VALORIZAÇÃO DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127906 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6900 "inscrito_id" => 4847 "titulo" => "JOGOS AFRICANOS NO ENSINO MÉDIO COMO FERRAMENTA DE EDUCAÇÃO ANTIRACISTA E VALORIZAÇÃO DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA" "resumo" => "Este trabalho é um relato de experiência referente à atividade realizada na culminância da disciplina eletiva Jogos e Africanidades, ocorrida em 2024, na Escola de Ensino Médio de Tempo Integral Jacob Nobre de Oliveira Benevides, no município de Banabuiú, Ceará. A atividade foi uma Feira de Jogos Africanos, com o objetivo de promover o reconhecimento e a valorização da cultura africana através da prática lúdica, aproximando os estudantes das vivências e tradições dos povos africanos. Esta atividade está fundamentada nas leis nº 9.394/1996 e nº 10.639/2003, que determinam a inclusão dos conteúdos sobre a história e cultura afro-brasileira e africana no currículo escolar. A atividade foi realizada na quadra esportiva da escola, os alunos da eletiva apresentaram e mediaram jogos e brincadeiras africanas como, Borboleta, Labirinto, Amarelinha Teca Teca, Comboio e Êxodo, extraídas do livro “Brincadeiras africanas para a educação cultural” (2016) de Débora Alfaia da Cunha. Os participantes da feira, incluíam alunos e professores que foram convidados a conhecer e explorar de forma interativa aspectos históricos e culturais de cada jogo e brincadeira. Com essa prática buscou-se promover a aprendizagem sobre a história e a cultura africana, estimulando o respeito à diversidade, além disso foi possível adaptar os jogos e brincadeiras para o contexto escolar, utilizando materiais recicláveis e o suporte de mídias digitais para contextualização cultural, tendo em vista que antes da feira os estudantes participaram de aulas formativas com temáticas sobre racismo, cultura e história e memória afro-brasileira e africana. A experiência possibilitou o desenvolvimento de habilidades cognitivas, motoras e sociais, além de promover o trabalho em equipe, a criatividade e a integração entre os participantes. Como resultado, observou-se o fortalecimento da identidade cultural, o engajamento dos estudantes, a valorização da cultura africana e o estímulo ao respeito à diversidade, para uma aprendizagem interdisciplinar e inclusiva." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID4847_TB6900_10112025230651.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA CLARA COSTA NOBRE" "autor_nome_curto" => "MARIA CLARA" "autor_email" => "mccn123@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127906 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6900 "inscrito_id" => 4847 "titulo" => "JOGOS AFRICANOS NO ENSINO MÉDIO COMO FERRAMENTA DE EDUCAÇÃO ANTIRACISTA E VALORIZAÇÃO DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA" "resumo" => "Este trabalho é um relato de experiência referente à atividade realizada na culminância da disciplina eletiva Jogos e Africanidades, ocorrida em 2024, na Escola de Ensino Médio de Tempo Integral Jacob Nobre de Oliveira Benevides, no município de Banabuiú, Ceará. A atividade foi uma Feira de Jogos Africanos, com o objetivo de promover o reconhecimento e a valorização da cultura africana através da prática lúdica, aproximando os estudantes das vivências e tradições dos povos africanos. Esta atividade está fundamentada nas leis nº 9.394/1996 e nº 10.639/2003, que determinam a inclusão dos conteúdos sobre a história e cultura afro-brasileira e africana no currículo escolar. A atividade foi realizada na quadra esportiva da escola, os alunos da eletiva apresentaram e mediaram jogos e brincadeiras africanas como, Borboleta, Labirinto, Amarelinha Teca Teca, Comboio e Êxodo, extraídas do livro “Brincadeiras africanas para a educação cultural” (2016) de Débora Alfaia da Cunha. Os participantes da feira, incluíam alunos e professores que foram convidados a conhecer e explorar de forma interativa aspectos históricos e culturais de cada jogo e brincadeira. Com essa prática buscou-se promover a aprendizagem sobre a história e a cultura africana, estimulando o respeito à diversidade, além disso foi possível adaptar os jogos e brincadeiras para o contexto escolar, utilizando materiais recicláveis e o suporte de mídias digitais para contextualização cultural, tendo em vista que antes da feira os estudantes participaram de aulas formativas com temáticas sobre racismo, cultura e história e memória afro-brasileira e africana. A experiência possibilitou o desenvolvimento de habilidades cognitivas, motoras e sociais, além de promover o trabalho em equipe, a criatividade e a integração entre os participantes. Como resultado, observou-se o fortalecimento da identidade cultural, o engajamento dos estudantes, a valorização da cultura africana e o estímulo ao respeito à diversidade, para uma aprendizagem interdisciplinar e inclusiva." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID4847_TB6900_10112025230651.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA CLARA COSTA NOBRE" "autor_nome_curto" => "MARIA CLARA" "autor_email" => "mccn123@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }