Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENSINO DE HISTÓRIA INDÍGENA REGIONAL: PROPOSTAS DECOLONIAIS PARA ESCOLAS DE ELÓI MENDES/MG

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este trabalho é um desdobramento da dissertação de mestrado defendida por Guimarães (2024), que investigou as contribuições históricas, culturais, sociais e econômicas dos povos indígenas que habitaram ou passaram pela bacia hidrográfica do rio Verde, no sul de Minas Gerais. Além disso, detectou e analisou o conhecimento de professores do município de Elói Mendes/MG, localizado nessa bacia, sobre tais contribuições. Baseado nas Epistemologias do Sul (Santos e Meneses, 2009) e da Colonialidade do Saber (Quijano, 2005), este estudo aborda propostas para a prática docente com História Indígena regional no município de Elói Mendes, com possibilidade de adequação das propostas às mais diversas realidades educacionais. O resultado é a construção e sugestão de estratégias práticas para a formação de professores e o desenvolvimento de temáticas indígenas com os alunos, como a análise de documentos históricos, acesso monitorado a materiais arqueológicos em museus da região, discussões sobre diversos pontos de vista, oficinas, pesquisas na internet e palestras. Essas ações buscam auxiliar os professores (especialmente os das séries iniciais e os de História das séries finais do Ensino Fundamental) no cumprimento da Lei 11645/2008, com a promoção da diversidade étnico-cultural que caracteriza a formação da região estudada, bem como do Brasil como um todo.

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