ESTÁGIO DOCÊNCIA OBRIGATÓRIO PARA ALUNOS DE PÓS-GRADUAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA NA LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
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O interstício foi de novembro de 2024 a abril de 2025, seguindo o Plano Pedagógico do Curso e carca horária de 60 horas/aulas. A metodologia seguiu a abordagem qualitativa-descritiva, estruturada em três fases: análise bibliográfica; acompanhamento das aulas (teóricas e prática); e regência de três conteúdos, em duas turmas, ambas no sexto período. Houve a participação nos planejamentos acadêmicos, no plano de curso e de aulas; auxílio na correção de trabalhos e provas. A regência iniciou com a elaboração dos planos de aulas alinhados ao plano de curso da disciplina. A regência foi supervisionada pela professora, por último, houve a participação no trabalho de campo realizado em 28 de março de 2025, e sua importância como ferramenta de aprendizagem significativa. A atividade objetivou compreender, na prática, os conceitos biogeográficos estudados em sala de aula, relacionando a teoria à realidade observada no ambiente. O Estágio Docência é de relevância a vivência prática no processo formativo dos pós-graduandos, sobretudo no contexto da Licenciatura em Geografia. Foi possível compreender o planejamento e a condução das atividades e avaliações na disciplina de Biogeografia. A experiência permitiu observação crítica da dinâmica em sala de aula, o envolvimento ativo em diversas etapas do processo de ensino-aprendizagem. Portanto, o estágio proporcionou uma vivência rica e formativa, contribuindo para o desenvolvimento de competências pedagógicas e didáticas fundamentais à prática docente no Ensino Superior reforçando a relevância da integração entre ensino e pesquisa no processo formativo de futuros docentes e pesquisadores." 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