Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OBJETIVO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (ODS 4): UMA ANÁLISE DO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DA CIDADE DE RECIFE

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) surgiram com A Agenda 2030 que constitui um plano de ação para as pessoas, para o planeta e para a prosperidade. Em especial o objetivo 4 propõe assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. O ODS 4 reforça a relevância da educação de qualidade, um objetivo que se alinha diretamente ao Plano Municipal de Educação da cidade do Recife (PME-Recife). Em um contexto local o PME traduz-se como principal instrumento norteador da Política Educacional da Cidade do Recife, com vista ao alcance de patamares adequados de qualidade e equidade na Educação. Com o propósito de comparar o que foi proposto no PME - Recife frente ao que foi acordado na Agenda 2030 da ONU, distinguindo os pontos em comum e as metas que ainda precisam ser inseridas no PME, este estudo utilizou da pesquisa documental, com Análise de Conteúdo de Bardin. Com a finalidade de dar consistência ao processo de análise desse artigo, utilizou-se a categorização elaborada e validada por Camillo e Castro Filho (2019), cujo trabalho correspondeu a uma análise de convergência entre o ODS 4 e a Política Nacional de Leitura e Escrita (PNLE). Observando os registros de 3 das 5 categorias propostas, que reúnem 13 das 16 Unidades de Registro analisadas, representando 81,25%, depreendendo-se que o foco do PME-Recife está na formação profissional, o que impacta na qualidade da educação e nos processos de ensino e aprendizagem, além do desenvolvimento das habilidades e competências das pessoas. O estudo destaca também que o PME - Recife não tratou dos temas de conhecimento e habilidade para cidadania global e sustentável, desenvolvimento de instalações físicas de qualidade para educação com equidade, e as competências técnicas para o mundo do trabalho.

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