EVASÃO DISCENTE NOS CURSOS DE LICENCIATURAS EM CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA DO IFMA CAMPUS MONTE CASTELO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126032 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2592 "inscrito_id" => 1747 "titulo" => "EVASÃO DISCENTE NOS CURSOS DE LICENCIATURAS EM CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA DO IFMA CAMPUS MONTE CASTELO" "resumo" => "Este trabalho é fruto de uma pesquisa que tem como objetivo fazer um levantamento sobre o número de alunos evadidos dos cursos de licenciatura em Ciências da Natureza e Matemática do IFMA/Campus Monte Castelo. A evasão é uma problemática histórica nesses cursos, especialmente nas áreas de Física e Matemática, onde se observa um elevado índice de evasão/abandono, sobretudo, após os primeiros períodos. A pesquisa tem como perspectiva o estudo quantitativo/qualitativo. A fundamentação teórica baseia-se em autores como: Bardagi e Hutz (2009), Tinto (1989), Gatti e Barreto (2009), esses autores apontam diversas causas que contribuem para fenômeno da evasão/abandono, tais como; como expectativas equivocadas sobre o curso, dificuldades acadêmicas, desvalorização da carreira docente e a falta de perspectivas profissionais, dentre outras. A metodologia inclui levantamento de dados na Plataforma oficial Nilo Peçanha e confrontados com os dados do Sistema Acadêmico (SUAP). Para uma melhor compreeensão foi realizado o perfil dos alunos evadidos/abandono considerando os seguintes aspectos: perfil socioeconômico, gênero, raça, faixa etária, número de reprovações e a existência de motivos formais da desistência/abondono . Os resultados preliminares apontam para fatores internos como: dificuldades de disciplinas em função da fragilidade na base escolar e a falta de adaptação ao ambiente acadêmico, somam-se a esses fatores as questões externas tais como: condições socioeconômicas desfavoráveis interferindo no deslocamento dos alunos até o Campus, condições de moradia, dentre outros. Esperamos que o resultado contribua para o desenvolvimento de estratégias institucionais alinhadas ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), visando a redução da evasão/abandono, promoção da permanência e do sucesso acadêmico dos discentes. Preliminarmente, conclui-se que a compreensão dos determinantes da evasão é essencial para a consolidação dos cursos de licenciatura e para a formação de professores qualificados, especialmente em um contexto de escassez de docentes nas áreas de Ciências da Natureza e Matemática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID1747_TB2592_27102025172940.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIANE TEIXEIRA ANJOS FERREIRA" "autor_nome_curto" => "MARIANE" "autor_email" => "mariane.teixeira@acad.ifma.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126032 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2592 "inscrito_id" => 1747 "titulo" => "EVASÃO DISCENTE NOS CURSOS DE LICENCIATURAS EM CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA DO IFMA CAMPUS MONTE CASTELO" "resumo" => "Este trabalho é fruto de uma pesquisa que tem como objetivo fazer um levantamento sobre o número de alunos evadidos dos cursos de licenciatura em Ciências da Natureza e Matemática do IFMA/Campus Monte Castelo. A evasão é uma problemática histórica nesses cursos, especialmente nas áreas de Física e Matemática, onde se observa um elevado índice de evasão/abandono, sobretudo, após os primeiros períodos. A pesquisa tem como perspectiva o estudo quantitativo/qualitativo. A fundamentação teórica baseia-se em autores como: Bardagi e Hutz (2009), Tinto (1989), Gatti e Barreto (2009), esses autores apontam diversas causas que contribuem para fenômeno da evasão/abandono, tais como; como expectativas equivocadas sobre o curso, dificuldades acadêmicas, desvalorização da carreira docente e a falta de perspectivas profissionais, dentre outras. A metodologia inclui levantamento de dados na Plataforma oficial Nilo Peçanha e confrontados com os dados do Sistema Acadêmico (SUAP). Para uma melhor compreeensão foi realizado o perfil dos alunos evadidos/abandono considerando os seguintes aspectos: perfil socioeconômico, gênero, raça, faixa etária, número de reprovações e a existência de motivos formais da desistência/abondono . Os resultados preliminares apontam para fatores internos como: dificuldades de disciplinas em função da fragilidade na base escolar e a falta de adaptação ao ambiente acadêmico, somam-se a esses fatores as questões externas tais como: condições socioeconômicas desfavoráveis interferindo no deslocamento dos alunos até o Campus, condições de moradia, dentre outros. Esperamos que o resultado contribua para o desenvolvimento de estratégias institucionais alinhadas ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), visando a redução da evasão/abandono, promoção da permanência e do sucesso acadêmico dos discentes. Preliminarmente, conclui-se que a compreensão dos determinantes da evasão é essencial para a consolidação dos cursos de licenciatura e para a formação de professores qualificados, especialmente em um contexto de escassez de docentes nas áreas de Ciências da Natureza e Matemática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID1747_TB2592_27102025172940.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIANE TEIXEIRA ANJOS FERREIRA" "autor_nome_curto" => "MARIANE" "autor_email" => "mariane.teixeira@acad.ifma.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }