ARTICULAÇÕES EM REDE FEDERAL TECNOLÓGICA EM PROL DA CULTURA DE PAZ
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128815 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9334 "inscrito_id" => 20476 "titulo" => "ARTICULAÇÕES EM REDE FEDERAL TECNOLÓGICA EM PROL DA CULTURA DE PAZ" "resumo" => "O Grupo de Pesquisa em Humanidades e Sociedade Contemporânea do IFMT (GPHSC-IFMT//CNPQ) nos últimos sete anos, vem estabelecendo atividades de ensino-pesquisa e extensão a partir de demandas específicas no IFMT em relação aos Direitos Humanos e à violência escolar e contemplava o tripé ensino-pesquisa-extensão em seu escopo. Desde 2016, o GPHSC-IFMT//CNPQ), em um trabalho em rede, contemplando a Rede Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, em parceria com Grupo de Pesquisa Educação, Inclusão e Diversidade (IFSul), foi estendida a todos os câmpus do IFSul, com atividades de ensino, pesquisa e extensão que permitem ações afirmativas de inclusão, permanência e êxito de estudantes do IFSul que visam promover um ambiente de cultura de paz na comunidade escolar. A pesquisa foi cadastrada no Comitê de Ética em Pesquisa CAAE: 60165016.0.0000.5165; Números dos Pareceres: 5.775.095 e 6.202.551, e atualmente, vem sendo realizada através de uma cooperação técnica entre as instituições. Como resultado desta pesquisa sobre Violação dos Direitos Humanos e Bullying (GPHSC-IFMT & IFSul), entre os anos de 2016 e 2023, dividida em 3 etapas: 1º) 2016-2017, 2ª) 2018-2019 e 3ª) 2021-2023, apresentamos os resultados das duas principais perguntas desta pesquisa: a) Você já sofreu bullying na escola? e b) Você já teve seus direitos violados? Os resultados da 1ª pergunta 60,7% dos estudantes entrevistados responderam que sim, na segunda etapa e na terceira 52% responderam que sim. Com relação a 2ª pergunta 21,3% na primeira etapa, 17,2% na segunda etapa e 7,6% na terceira etapa responderam que sim. Diversas ações foram desenvolvidas, culminaram na criação do Programa IFSul Inclusivo, que é um espaço virtual no site institucional, e como forma de estruturar, organizar, reunir e dar maior visibilidade aos projetos, eventos, campanhas socioeducativas, cartilhas informativas, formações, capacitações, pesquisas, levantamentos, diagnósticos e mapeamentos; além da participação na constituição de políticas, atos normativos e documentos institucionais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID20476_TB9334_22102025164004.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAQUEL MARTINS FERNANDES" "autor_nome_curto" => "RAQUEL" "autor_email" => "raquelmartinsfernandes42@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO (IFMT)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128815 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9334 "inscrito_id" => 20476 "titulo" => "ARTICULAÇÕES EM REDE FEDERAL TECNOLÓGICA EM PROL DA CULTURA DE PAZ" "resumo" => "O Grupo de Pesquisa em Humanidades e Sociedade Contemporânea do IFMT (GPHSC-IFMT//CNPQ) nos últimos sete anos, vem estabelecendo atividades de ensino-pesquisa e extensão a partir de demandas específicas no IFMT em relação aos Direitos Humanos e à violência escolar e contemplava o tripé ensino-pesquisa-extensão em seu escopo. Desde 2016, o GPHSC-IFMT//CNPQ), em um trabalho em rede, contemplando a Rede Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, em parceria com Grupo de Pesquisa Educação, Inclusão e Diversidade (IFSul), foi estendida a todos os câmpus do IFSul, com atividades de ensino, pesquisa e extensão que permitem ações afirmativas de inclusão, permanência e êxito de estudantes do IFSul que visam promover um ambiente de cultura de paz na comunidade escolar. A pesquisa foi cadastrada no Comitê de Ética em Pesquisa CAAE: 60165016.0.0000.5165; Números dos Pareceres: 5.775.095 e 6.202.551, e atualmente, vem sendo realizada através de uma cooperação técnica entre as instituições. Como resultado desta pesquisa sobre Violação dos Direitos Humanos e Bullying (GPHSC-IFMT & IFSul), entre os anos de 2016 e 2023, dividida em 3 etapas: 1º) 2016-2017, 2ª) 2018-2019 e 3ª) 2021-2023, apresentamos os resultados das duas principais perguntas desta pesquisa: a) Você já sofreu bullying na escola? e b) Você já teve seus direitos violados? Os resultados da 1ª pergunta 60,7% dos estudantes entrevistados responderam que sim, na segunda etapa e na terceira 52% responderam que sim. Com relação a 2ª pergunta 21,3% na primeira etapa, 17,2% na segunda etapa e 7,6% na terceira etapa responderam que sim. Diversas ações foram desenvolvidas, culminaram na criação do Programa IFSul Inclusivo, que é um espaço virtual no site institucional, e como forma de estruturar, organizar, reunir e dar maior visibilidade aos projetos, eventos, campanhas socioeducativas, cartilhas informativas, formações, capacitações, pesquisas, levantamentos, diagnósticos e mapeamentos; além da participação na constituição de políticas, atos normativos e documentos institucionais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID20476_TB9334_22102025164004.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAQUEL MARTINS FERNANDES" "autor_nome_curto" => "RAQUEL" "autor_email" => "raquelmartinsfernandes42@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO (IFMT)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }