A IMPORTÂNCIA DO PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL DA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO E OS REFLEXOS NO ENSINO E APRENDIZAGEM
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127358 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5687 "inscrito_id" => 12339 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL DA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO E OS REFLEXOS NO ENSINO E APRENDIZAGEM" "resumo" => "O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) tem como objetivo incentivar alunos de licenciatura a criarem um vínculo antecipado com o contexto escolar, contribuindo para o fortalecimento da formação docente e a melhoria da qualidade do ensino na rede pública de educação. Além disso, possibilita que os alunos bolsistas integrem teoria e prática desde o início de sua formação. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo refletir sobre a importância do programa na formação de professores da Licenciatura em Educação do Campo (LEdoC), além de apresentar e discutir atividades desenvolvidas no PIBID Educação do Campo na Escola Jorge Rodrigues dos Santos, localizada na cidade de Currais/PI, destacando as contribuições do programa para a melhoria da qualidade do ensino na educação básica. A atuação das bolsistas no PIBID, aliada à experiência direta no ambiente escolar, proporciona uma visão mais aprofundada das necessidades educacionais dos educandos e contribui para a construção de soluções adequadas às particularidades de cada contexto. Este trabalho foi desenvolvido a partir de uma pesquisa de abordagem qualitativa, combinando elementos de relato de experiência, contemplando observações e vivências das alunas bolsistas do curso da LEdoC, que participaram ativamente das atividades realizadas na escola. A pesquisa evidencia que uma formação docente sólida deve equilibrar elementos teóricos e práticos, o que resulta na formação de profissionais mais comprometidos com o aprendizado de seus alunos e mais preparados para enfrentar os desafios da docência, especificamente no contexto do campo. Os relatos das bolsistas indicaram que a experiência prática no ambiente escolar contribuiu para o desenvolvimento de habilidades essenciais, como a capacidade de adaptação às diversidades dos alunos, a criatividade na construção de atividades pedagógicas contextualizadas e a reflexão crítica sobre o papel do professor na construção do conhecimento." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID12339_TB5687_29102025171859.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JULIA SOUSA CARVALHO" "autor_nome_curto" => "Júlia Sousa" "autor_email" => "juliasousaufpi@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127358 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5687 "inscrito_id" => 12339 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL DA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO E OS REFLEXOS NO ENSINO E APRENDIZAGEM" "resumo" => "O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) tem como objetivo incentivar alunos de licenciatura a criarem um vínculo antecipado com o contexto escolar, contribuindo para o fortalecimento da formação docente e a melhoria da qualidade do ensino na rede pública de educação. Além disso, possibilita que os alunos bolsistas integrem teoria e prática desde o início de sua formação. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo refletir sobre a importância do programa na formação de professores da Licenciatura em Educação do Campo (LEdoC), além de apresentar e discutir atividades desenvolvidas no PIBID Educação do Campo na Escola Jorge Rodrigues dos Santos, localizada na cidade de Currais/PI, destacando as contribuições do programa para a melhoria da qualidade do ensino na educação básica. A atuação das bolsistas no PIBID, aliada à experiência direta no ambiente escolar, proporciona uma visão mais aprofundada das necessidades educacionais dos educandos e contribui para a construção de soluções adequadas às particularidades de cada contexto. Este trabalho foi desenvolvido a partir de uma pesquisa de abordagem qualitativa, combinando elementos de relato de experiência, contemplando observações e vivências das alunas bolsistas do curso da LEdoC, que participaram ativamente das atividades realizadas na escola. A pesquisa evidencia que uma formação docente sólida deve equilibrar elementos teóricos e práticos, o que resulta na formação de profissionais mais comprometidos com o aprendizado de seus alunos e mais preparados para enfrentar os desafios da docência, especificamente no contexto do campo. Os relatos das bolsistas indicaram que a experiência prática no ambiente escolar contribuiu para o desenvolvimento de habilidades essenciais, como a capacidade de adaptação às diversidades dos alunos, a criatividade na construção de atividades pedagógicas contextualizadas e a reflexão crítica sobre o papel do professor na construção do conhecimento." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID12339_TB5687_29102025171859.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JULIA SOUSA CARVALHO" "autor_nome_curto" => "Júlia Sousa" "autor_email" => "juliasousaufpi@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }