INTERVENÇÕES PSICOPEDAGÓGICAS NAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM ESCOLAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127020 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4978 "inscrito_id" => 4673 "titulo" => "INTERVENÇÕES PSICOPEDAGÓGICAS NAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM ESCOLAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "Este artigo investiga as intervenções psicopedagógicas nas dificuldades de aprendizagem escolar na educação infantil, com o objetivo de identificar as principais estratégias e práticas aplicadas no contexto educacional. A pesquisa buscou uma abordagem qualitativa, baseada em revisão bibliográfica de publicações relevantes dos últimos dez anos. Os resultados indicaram que as dificuldades de aprendizagem podem ser abordadas por meio de estratégias diversificadas, como jogos educativos, mediação cognitiva e uso de tecnologias educacionais, atividades artísticas e planos de ensino individualizados. A avaliação psicopedagógica foi destacada como essencial para diagnosticar as dificuldades e potencialidades dos estudantes, permitindo a personalização das intervenções. O estudo também identificou a importância da formação continuada de psicopedagogos e professores, bem como a necessidade de uma atuação interdisciplinar que integre escola, família e comunidade. Embora tenham sido identificados desafios, como a falta de recursos e infraestrutura. Assim, se conclui que as intervenções psicopedagógicas são ferramentas eficazes para promover uma aprendizagem inclusiva e significativa, contribuindo para o desenvolvimento dos acadêmicos, emocional e social dos alunos da educação infantil. Nesse sentido, recomenda-se a realização de pesquisas futuras que explorem o impacto de novas tecnologias e abordagens neurocientíficas, ampliando as possibilidades de intervenção e aplicação prática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID4673_TB4978_30102025074849.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELIZAETE GOMES RIBEIRO" "autor_nome_curto" => "ELIZAETE" "autor_email" => "elizaetegomes@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127020 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4978 "inscrito_id" => 4673 "titulo" => "INTERVENÇÕES PSICOPEDAGÓGICAS NAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM ESCOLAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "Este artigo investiga as intervenções psicopedagógicas nas dificuldades de aprendizagem escolar na educação infantil, com o objetivo de identificar as principais estratégias e práticas aplicadas no contexto educacional. A pesquisa buscou uma abordagem qualitativa, baseada em revisão bibliográfica de publicações relevantes dos últimos dez anos. Os resultados indicaram que as dificuldades de aprendizagem podem ser abordadas por meio de estratégias diversificadas, como jogos educativos, mediação cognitiva e uso de tecnologias educacionais, atividades artísticas e planos de ensino individualizados. A avaliação psicopedagógica foi destacada como essencial para diagnosticar as dificuldades e potencialidades dos estudantes, permitindo a personalização das intervenções. O estudo também identificou a importância da formação continuada de psicopedagogos e professores, bem como a necessidade de uma atuação interdisciplinar que integre escola, família e comunidade. Embora tenham sido identificados desafios, como a falta de recursos e infraestrutura. Assim, se conclui que as intervenções psicopedagógicas são ferramentas eficazes para promover uma aprendizagem inclusiva e significativa, contribuindo para o desenvolvimento dos acadêmicos, emocional e social dos alunos da educação infantil. Nesse sentido, recomenda-se a realização de pesquisas futuras que explorem o impacto de novas tecnologias e abordagens neurocientíficas, ampliando as possibilidades de intervenção e aplicação prática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID4673_TB4978_30102025074849.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELIZAETE GOMES RIBEIRO" "autor_nome_curto" => "ELIZAETE" "autor_email" => "elizaetegomes@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }