Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A CULTURA DE PARES NA EDUCAÇÃO INFANTIL: COMO AS CRIANÇAS APRENDEM ENTRE SI

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O estudo destaca a importância da cultura de pares na educação infantil, mostrando como as interações entre crianças contribuem para o desenvolvimento da linguagem e da alfabetização. A pesquisa evidencia que o aprendizado ocorre não apenas na relação entre adultos e crianças, mas também nas trocas espontâneas entre os próprios pares. Nessas interações, as crianças compartilham conhecimentos, experimentam novas formas de comunicação e constroem sentidos coletivamente, fortalecendo suas habilidades cognitivas e sociais. A abordagem bibliográfica analisa como as relações entre crianças promovem aprendizagens espontâneas por meio de brincadeiras, imitação e negociações sociais. O estudo reforça, portanto, a importância de promover espaços e metodologias que favoreçam a autonomia infantil, possibilitando que as crianças aprendam entre si de forma eficaz e enriquecedora, especialmente por meio de brincadeiras, imitações e negociações sociais. É fundamental considerar o papel ativo das crianças na construção do conhecimento e na formação de sua identidade cultural. Isso inclui reconhecer a capacidade das crianças de desenvolver habilidades sociais, tomar decisões autônomas e responsáveis e construir sua identidade cultural por meio de suas experiências e tradições. O processo de reflexão teórica teve como auxílio os autores Corsaro (2009), com o livro "A socialização infantil: uma abordagem sociológica interpretativa"; Kramer (2017), com o livro "Educação Infantil: Diálogos sobre a Prática"; e Pessoa, com o artigo "Infância e Interações Sociais: A Construção do Conhecimento entre Pares na Educação Infantil".

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