Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DA ESCOLA PÚBLICA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O trabalho apresentado tem como objetivo analisar a inserção do tema inclusão na construção do Projeto Político Pedagógico (PPP) de escolas da rede regular de ensino, verificando a sistematização do atendimento especializado na educação básica, as etapas do processo de inclusão, e o modo pelo qual a escola preza pela educação inclusiva, no referido documento. O estudo tem como base a pesquisa bibliográfica e documental, de abordagem qualitativa, pautada no Projeto Político Pedagógico de três escolas, dos níveis Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio. A educação é um processo de socialização em que o indivíduo adquire e assimila vários tipos de conhecimentos. Trata-se de um processo de conscientização cultural e comportamental, que se materializa numa série de habilidades e valores. Para tanto é necessário que a gestão democrática de todas as instituições desenvolva práticas e estratégias voltadas para os alunos com necessidades educacionais especiais. De acordo, Santos e Barbosa (2016), para realizar a inclusão é necessário adaptações, para orientar o trabalho pedagógico dos professores principalmente no currículo escolar e no planejamento de atividades e deve iniciar com a observação em sala de aula pelo o professor. No ponto de vista educacional, busca verificar se no documento primordial e maior da escola está inserido uma concepção de inclusão e práticas que propicia a mesma, contribuindo como forma de conscientização para os gestores, coordenadores e educadores, o quão importante é incluir os alunos nas atividades pedagógicas, para posteriormente o exercício pleno da cidadania. Logo, conclui-se que a inserção do tema inclusão no PPP das escolas contribui para a real inclusão do público alvo, uma vez que é o principal documento norteador da prática docente no âmbito escolar.

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