Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ESCRITA ACADÊMICA COMO PRÁTICA FORMATIVA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES CIENTÍFICAS PELO VIÉS DA COMPLEXIDADE

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A escrita acadêmica é indispensável para a produção do conhecimento, pois permite a organização de ideias, a fundamentação e a socialização dos saberes. No entanto, muitos acadêmicos enfrentam desafios nesse processo devido à falta de familiaridade com normas técnicas, dificuldades na estruturação textual e ausência de práticas sistemáticas de escrita. Sob a perspectiva da Teoria da Complexidade, esse deve-se dá pela valorização, articulação entre saberes diversos, a reflexão contínua e a construção coletiva do conhecimento. Este artigo tem como objetivo analisar a importância da escrita acadêmica na formação do pensamento científico, identificando os principais desafios enfrentados pelos acadêmicos, propondo estratégias para aprimorar essa prática. Partiu-se da seguinte problemática: Quais são os principais desafios enfrentados pelos estudantes na produção da escrita acadêmica e quais estratégias podem ser adotadas para aprimorar essa prática pela ótica do pensamento complexo? O estudo é de natureza bibliográfica, e análise documental fundamentado em autores como Morin (1990), Severino (2017), Rojo (2013) e Zanella (2020), que discutem a Complexidade, a relação entre escrita acadêmica e construção do conhecimento. Os resultados apontam que a escrita acadêmica, além de ser um requisito formal, é um processo formativo indispensável, que não deve ser reduzida e fragmentada, bem como distanciada da realidade. A partir desse olhar, entende-se que escrever academicamente vai além da técnica, trata-se de um processo reflexivo e formador do pensamento científico. Assim, é vista como ferramenta fundamental para desenvolver autonomia intelectual e ampliar a compreensão sobre a produção do saber, no entanto o impasse está em escrever de forma interligada, não fragmentando o saber ou reduzindo-o. Mediante o mencionado, torna-se imprescindível que as instituições de ensino superior implementem metodologias que promovam a escrita acadêmica de forma contínua e reflexiva, contribuindo para a consolidação do conhecimento científico.

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