Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FORMAÇÃO PARA COORDENADORES PEDAGÓGICOS E TÉCNICOS E APOIO PEDAGÓGICO : GESTÃO DEMOCRÁTICA NA PRÁTICA NA EMEF MAESTRO JOÃO LEITE.

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este artigo analisa a formação de coordenadores pedagógicos como elemento essencial para a implementação eficaz da gestão democrática na escola. A gestão democrática, conceituada por autores como Gadotti (2003) e Libâneo (2004), é fundamental para a criação de um ambiente educacional mais participativo, onde todos os segmentos da comunidade escolar, incluindo alunos, professores, pais e funcionários, possam participar da construção de políticas educacionais. A pesquisa investiga como a formação dos coordenadores pedagógicos pode ser estruturada para integrar a teoria da gestão democrática às práticas cotidianas da escola. A metodologia adotada é qualitativa, utilizando entrevistas semiestruturadas com coordenadores pedagógicos e análise de documentos de formação. Os resultados indicam que, embora a formação contínua seja considerada crucial para a promoção de uma gestão democrática, muitos programas ainda falham em integrar a teoria com a prática, focando principalmente em aspectos administrativos. Além disso, os coordenadores destacam desafios como a falta de recursos e tempo, além da resistência de alguns membros da comunidade escolar. No entanto, a pesquisa revela que, quando implementada corretamente, a gestão democrática melhora a qualidade do ensino e fortalece a participação ativa de todos os envolvidos na escola. O estudo propõe uma revisão dos programas de formação, sugerindo que eles contemplem tanto os aspectos administrativos quanto os pedagógicos, visando uma abordagem mais integrada e colaborativa.

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