Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

IA NA EDUCAÇÃO: O USO ÉTICO E REFLEXÕES SOBRE A INOVAÇÃO NO AMBIENTE PEDAGÓGICO

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente artigo analisa o uso ético e responsável da Inteligência Artificial (IA) na formação docente e nas práticas pedagógicas. O texto organiza-se em três partes: uma discussão sobre o funcionamento da IA na perspectiva da Ciência da Computação; uma análise baseada em documentos do Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB) e nas Ethics Guidelines on Artificial Intelligence, da União Europeia; e uma reflexão sobre os impactos e limites éticos da IA na educação. Também são examinadas as possibilidades de três ferramentas, Notebook LM, ChatGPT (versão Plus) e Copilot, destacando suas potencialidades e limites no contexto educacional. Segundo Russell e Norvig (2013), a IA é uma subárea da Ciência da Computação voltada para criar sistemas capazes de desempenhar tarefas que exigiriam inteligência humana, como raciocínio lógico, tomada de decisões, reconhecimento de padrões e aprendizado contínuo. Assim, as IAs atuais configuram-se como mecanismos potencialmente eficientes para o avanço educacional, desde que usadas de forma ética. A metodologia baseou-se em revisão de literatura, testes de usabilidade das ferramentas e análise de documentos técnicos sobre os limites e desafios dessas tecnologias. Os resultados apontam que, embora a IA tenha grande potencial para enriquecer os processos educativos, seu uso exige cuidado para evitar riscos éticos, pedagógicos e sociais. Observam-se desafios como a propensão ao plágio, quando alunos geram conteúdos sem desenvolver habilidades próprias, e a padronização irresponsável, ao aceitar respostas de IA de forma acrítica. Por outro lado, quando utilizada de modo consciente, a IA pode ser uma aliada pedagógica, otimizando tempo, apoiando docentes e discentes e promovendo maior eficiência no ensino. Conclui-se que a IA deve ser vista como recurso complementar, cujo valor depende da mediação crítica e ética dos profissionais.

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