A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE ÉTNICO-RACIAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O RECONHECIMENTO DO EU, O OUTRO E O NÓS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125976 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2460 "inscrito_id" => 8652 "titulo" => "A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE ÉTNICO-RACIAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O RECONHECIMENTO DO EU, O OUTRO E O NÓS" "resumo" => "O interesse no trabalho com a identidade nos tempos/espaços da Educação com as crianças, justifica-se em campos e objetivos de aprendizagem registradas de modo vivo no currículo na Educação Infantil potencializando as interações, experiências e vivências como elementos fundamentais para o desenvolvimento integral de bebês e crianças enquanto sujeito integral. Este artigo tem por objetivo dialogar acerca da importância do reconhecimento do "Eu, o outro e o nós" na construção da identidade étnico-racial na Educação Infantil. A pesquisa alicerça-se em uma abordagem qualitativa de cunho interpretativo, fundamentada nas contribuições metodológicas de Bogdan e Biklen. O estudo foi desenvolvido em duas etapas complementares: inicialmente, realizou-se uma pesquisa teorico-prática que estabeleceu diálogos com documentos oficiais e com as contribuições de autores como Kabengele Munanga, Nilma Lino Gomes, Sonia Kramer, Fúlvia Rosemberg, Rossetti-Ferreira, Bell Hooks e Ana Cristina Coll Delgado. Posteriormente, construimos uma sequência de atividades pedagógicas intecionais, com crianças de 2 e 3 anos em uma turma de creche numa escola do campo do Município de Lagarto, Sergipe. Evidenciou-se que pensar a relação do "Eu" e do "outro" na primeira infância implica em valorizar as características individuais de cada criança, incluindo seus traços físicos, sua história familiar e suas heranças culturais. Este reconhecimento proporciona à criança a percepção da diversidade, como um valor fundamental e contribui para a construção de uma identidade coletiva baseada no respeito mútuo e na valorização das diferenças. Os resultados revelam que a construção positiva da autoimagem da criança negra é fundamental desde a Educação Infantil, promovendo-as através de práticas pedagógicas refexivas e plurais que trabalhem a identidade étnico-racial de forma afirmativa e contextualizada. Estas práticas contribuem para o desenvolvimento saudável das crianças negras, bem como para a formação de valores antirracistas nas demais crianças, independentemente de sua origem étnico-racial, ampliando esta discussão para além desta comunidade escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID8652_TB2460_10112025225450.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KEILLA ANDRADE" "autor_nome_curto" => "KEILLA" "autor_email" => "keillaandrade015@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125976 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2460 "inscrito_id" => 8652 "titulo" => "A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE ÉTNICO-RACIAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O RECONHECIMENTO DO EU, O OUTRO E O NÓS" "resumo" => "O interesse no trabalho com a identidade nos tempos/espaços da Educação com as crianças, justifica-se em campos e objetivos de aprendizagem registradas de modo vivo no currículo na Educação Infantil potencializando as interações, experiências e vivências como elementos fundamentais para o desenvolvimento integral de bebês e crianças enquanto sujeito integral. Este artigo tem por objetivo dialogar acerca da importância do reconhecimento do "Eu, o outro e o nós" na construção da identidade étnico-racial na Educação Infantil. A pesquisa alicerça-se em uma abordagem qualitativa de cunho interpretativo, fundamentada nas contribuições metodológicas de Bogdan e Biklen. O estudo foi desenvolvido em duas etapas complementares: inicialmente, realizou-se uma pesquisa teorico-prática que estabeleceu diálogos com documentos oficiais e com as contribuições de autores como Kabengele Munanga, Nilma Lino Gomes, Sonia Kramer, Fúlvia Rosemberg, Rossetti-Ferreira, Bell Hooks e Ana Cristina Coll Delgado. Posteriormente, construimos uma sequência de atividades pedagógicas intecionais, com crianças de 2 e 3 anos em uma turma de creche numa escola do campo do Município de Lagarto, Sergipe. Evidenciou-se que pensar a relação do "Eu" e do "outro" na primeira infância implica em valorizar as características individuais de cada criança, incluindo seus traços físicos, sua história familiar e suas heranças culturais. Este reconhecimento proporciona à criança a percepção da diversidade, como um valor fundamental e contribui para a construção de uma identidade coletiva baseada no respeito mútuo e na valorização das diferenças. Os resultados revelam que a construção positiva da autoimagem da criança negra é fundamental desde a Educação Infantil, promovendo-as através de práticas pedagógicas refexivas e plurais que trabalhem a identidade étnico-racial de forma afirmativa e contextualizada. Estas práticas contribuem para o desenvolvimento saudável das crianças negras, bem como para a formação de valores antirracistas nas demais crianças, independentemente de sua origem étnico-racial, ampliando esta discussão para além desta comunidade escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID8652_TB2460_10112025225450.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KEILLA ANDRADE" "autor_nome_curto" => "KEILLA" "autor_email" => "keillaandrade015@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }