DIRETRIZES E OBJETIVOS DA PNEERQ PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA E INTERCULTURAL CRÍTICA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126713 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4300 "inscrito_id" => 11948 "titulo" => "DIRETRIZES E OBJETIVOS DA PNEERQ PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA E INTERCULTURAL CRÍTICA" "resumo" => "Este trabalho é fruto do Projeto de Iniciação Científica-PIC, vinculado ao curso de Pedagogia do Centro Universitário FACOL-UNIFACOL. O objeto de estudo desta pesquisa centra-se na Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola –PNEERQ. Assim, o texto aqui estruturado objetiva identificar o(s) documento(s) normativo(s) que fundamenta(m) a PNEERQ, evidenciando suas diretrizes e objetivos. Teoricamente, nos aproximamos dos Estudos Pós-Coloniais, estabelecendo relações entre a categoria Educação Intercultural Crítica e as políticas educacionais destinadas à Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola. Destacamos que a Interculturalidade Crítica, além de reconhecer a diversidade cultural, propõe uma transformação estrutural do sistema educacional. Assim, diferente da interculturalidade funcional, que apenas incorpora elementos culturais sem questionar as relações de poder, a interculturalidade crítica propõe romper com a lógica eurocêntrica que segue estruturando as políticas e práticas educacionais. Metodologicamente, este estudo centra-se em uma pesquisa qualitativa e documental, pois a proposta é aproximar-se das fontes documentais que estruturam a PNEERQ. Consideramos assim que os documentos constituem-se um corpus documental passivo de análises e reflexões. Para tratarmos os dados utilizaremos a Análise de Conteúdo via Análise Temática, por nos possibilitar acessar os núcleos de sentido que constituem o objeto desta pesquisa. A partir deste estudo em andamento, podemos considerar que a Portaria nº 470, de 14 de maio de 2024, institui a Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola–PNEERQ. As diretrizes e os objetivos desta política estão voltados para: a) a formação de docentes e gestores para atuarem na Educação para as Relações Étnico-Raciais e na Educação Escolar Quilombola; b) o reconhecimento de práticas antirracistas e consolidação da Educação Escolar Quilombola e ; c) Equidade e Interculturalidade Crítica." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID11948_TB4300_29102025162336.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "HELOÍSA LIMA" "autor_nome_curto" => "HELOÍSA" "autor_email" => "hplimah@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE ESCRITOR OSMAN DA COSTA LINS (FACOL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126713 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4300 "inscrito_id" => 11948 "titulo" => "DIRETRIZES E OBJETIVOS DA PNEERQ PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA E INTERCULTURAL CRÍTICA" "resumo" => "Este trabalho é fruto do Projeto de Iniciação Científica-PIC, vinculado ao curso de Pedagogia do Centro Universitário FACOL-UNIFACOL. O objeto de estudo desta pesquisa centra-se na Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola –PNEERQ. Assim, o texto aqui estruturado objetiva identificar o(s) documento(s) normativo(s) que fundamenta(m) a PNEERQ, evidenciando suas diretrizes e objetivos. Teoricamente, nos aproximamos dos Estudos Pós-Coloniais, estabelecendo relações entre a categoria Educação Intercultural Crítica e as políticas educacionais destinadas à Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola. Destacamos que a Interculturalidade Crítica, além de reconhecer a diversidade cultural, propõe uma transformação estrutural do sistema educacional. Assim, diferente da interculturalidade funcional, que apenas incorpora elementos culturais sem questionar as relações de poder, a interculturalidade crítica propõe romper com a lógica eurocêntrica que segue estruturando as políticas e práticas educacionais. Metodologicamente, este estudo centra-se em uma pesquisa qualitativa e documental, pois a proposta é aproximar-se das fontes documentais que estruturam a PNEERQ. Consideramos assim que os documentos constituem-se um corpus documental passivo de análises e reflexões. Para tratarmos os dados utilizaremos a Análise de Conteúdo via Análise Temática, por nos possibilitar acessar os núcleos de sentido que constituem o objeto desta pesquisa. A partir deste estudo em andamento, podemos considerar que a Portaria nº 470, de 14 de maio de 2024, institui a Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola–PNEERQ. As diretrizes e os objetivos desta política estão voltados para: a) a formação de docentes e gestores para atuarem na Educação para as Relações Étnico-Raciais e na Educação Escolar Quilombola; b) o reconhecimento de práticas antirracistas e consolidação da Educação Escolar Quilombola e ; c) Equidade e Interculturalidade Crítica." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID11948_TB4300_29102025162336.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "HELOÍSA LIMA" "autor_nome_curto" => "HELOÍSA" "autor_email" => "hplimah@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE ESCRITOR OSMAN DA COSTA LINS (FACOL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }