Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OS DESAFIOS DA FUNÇÃO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO: UM ESTUDO DE CASO DE UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE JUIZ DE FORA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente estudo refere-se à dissertação de Mestrado defendida em fevereiro de 2024 pela Universidade Católica de Petrópolis, tendo como objeto de pesquisa compreender os desafios enfrentados pelos coordenadores pedagógicos da rede municipal de Juiz de Fora após o retorno das aulas presenciais no período da pandemia da Covid-19. Realizamos um estudo de caso, inserido na pesquisa qualitativa, por meio da qual utilizamos para a coleta de dados a entrevista e para a análise dos dados utilizamos análise de conteúdo segundo Bardin. Para fundamentar o estudo sobre o conceito e as ações da coordenação pedagógica, apresentamos como referencial teórico, as contribuições de Ferreira (2003), Placco,(2011) e Freire (2021). Por meio da pesquisa, obtivemos os seguintes resultados: que a Pandemia do Covid-19 provocou transformações significativas no cenário educacional, gerando novas perspectivas e modalidades de aprendizado, havendo necessidade de implementação de novas políticas públicas e ressignificação das aprendizagens. Além de oferecer novos olhares sobre o fazer pedagógico, ressaltando a importância de integrar teoria e prática, bem como a ações humanizadoras na educação, a valorização do trabalho coletivo, o diálogo, o saber ouvir e a necessidade da ampliação do papel do coordenador como formador nas escolas. Assim compreendemos que apesar dos impactos causados pela Pandemia do Covid-19 e os desafios após o retorno presencial, o coordenador pedagógico continua a ser o elemento formador, articulador, transformador e mediador da escola por meio de um trabalho, humanizado, dialógico, reflexivo e coletivo, contribuindo para a construção de uma sociedade mais inclusiva, ética e solidária.

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