MAIS CRIANÇAS NA NATUREZA, MAIS NATUREZA PARA AS CRIANÇAS: A IMPLANTAÇÃO DO PÁTIO NATURALIZADO E A TRANSFORMAÇÃO DOS ESPAÇOS EXTERNOS EM UM CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL DO MUNICÍPIO DE FORTALEZA/CE.
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Pátios naturalizados são espaços ao ar livre desenvolvidos a partir de elementos naturais, repletos de possibilidades de interação, exploração e criação, que incentivam o brincar, a convivência, o desenvolvimento integral da criança e o prazer de estar a céu aberto. A pesquisa teve como objetivo geral compreender de que forma os espaços externos podem ser espaços potencializadores para o desenvolvimento integral das crianças, suscitando uma reflexão sobre a importância de se criar espaços verdes nas escolas, que possibilitem o contato e o vínculo com a natureza. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, de abordagem exploratória descritiva, pelo recorte espacial é um estudo de caso, complementando-se com a pesquisa documental e bibliográfica. São muitos os autores que nos alertam a respeito da importância das crianças ocuparem os espaços externos das Instituições, como aporte teórico para subsidiar o estudo, nos valemos principalmente de Tiriba (2018), Piorski(2016), Louv (2016) e Krenak(2020). Também buscamos notabilizar a presença de concepções sobre os espaços externos como potencializador das aprendizagens, baseando-se nos seguintes documentos: Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI, 2009) e Indicadores da Qualidade na Educação Infantil (BRASIL,2009). Palavras-chave: Natureza, Educação Infantil, Espaços, Pátio Naturalizado." 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