ENTRE A ESCOLA E A VIDA: CONCEPÇÕES DO ATO DE LER POR ALUNOS/AS DO 5º ANO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128942 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9636 "inscrito_id" => 8928 "titulo" => "ENTRE A ESCOLA E A VIDA: CONCEPÇÕES DO ATO DE LER POR ALUNOS/AS DO 5º ANO" "resumo" => "É papel da escola propiciar o ensino do ato de ler como objeto cultural para a formação de alunos/as leitores/as, entretanto, o alto índice de analfabetismo no Brasil se distancia desse processo. Apesar de reconhecermos que muitos fatores contribuem para essa situação, nos interessamos neste trabalho pela questão pedagógica. Esta pesquisa teve por objetivo geral “Analisar a influência do ensino do ato cultural de ler na concepção dos/as alunos/as do 5º ano do Ensino Fundamental.” Definimos como objetivos específicos: “Discutir as concepções do ensino do ato de ler ao longo da história e as suas implicações para a (não) formação de crianças leitoras”; “Caracterizar os pressupostos do ensino do ato de ler como um objeto cultural”; “Analisar a concepção de alunos/as do 5º ano do ensino fundamental sobre o ensino do ato de ler”. A metodologia utilizada teve por base a pesquisa qualitativa, cujo tipo de pesquisa foi um estudo de caso, e utilizamos como técnica de geração de dados, o grupo focal, o qual foi desenvolvido com 6 alunos/as do 5º ano do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Maranhão - COLUN. Os/as autores que contribuíram com suas lentes para a fundamentação teórica e análise dos dados foram: Arena (2017), Bajard (2002), Jolibert (1994), Jolibert e Jacob (2006), Mortatti (2006), Smith (1998), Smolka (2012). A pesquisa revelou que o modo como o ensino do ato de ler foi trabalhado com os/as alunos/as, influenciou na concepção destes em relação a este objeto cultural, uma vez que o percebem como algo distante da vida, cujo objetivo é apenas servir para desenvolverem as atividades escolares." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID8928_TB9636_30102025234804.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRENDA MARTINHA CALDAS AZEVEDO" "autor_nome_curto" => "BRENDA AZEVEDO" "autor_email" => "brenda.azzevedo9@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128942 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9636 "inscrito_id" => 8928 "titulo" => "ENTRE A ESCOLA E A VIDA: CONCEPÇÕES DO ATO DE LER POR ALUNOS/AS DO 5º ANO" "resumo" => "É papel da escola propiciar o ensino do ato de ler como objeto cultural para a formação de alunos/as leitores/as, entretanto, o alto índice de analfabetismo no Brasil se distancia desse processo. Apesar de reconhecermos que muitos fatores contribuem para essa situação, nos interessamos neste trabalho pela questão pedagógica. Esta pesquisa teve por objetivo geral “Analisar a influência do ensino do ato cultural de ler na concepção dos/as alunos/as do 5º ano do Ensino Fundamental.” Definimos como objetivos específicos: “Discutir as concepções do ensino do ato de ler ao longo da história e as suas implicações para a (não) formação de crianças leitoras”; “Caracterizar os pressupostos do ensino do ato de ler como um objeto cultural”; “Analisar a concepção de alunos/as do 5º ano do ensino fundamental sobre o ensino do ato de ler”. A metodologia utilizada teve por base a pesquisa qualitativa, cujo tipo de pesquisa foi um estudo de caso, e utilizamos como técnica de geração de dados, o grupo focal, o qual foi desenvolvido com 6 alunos/as do 5º ano do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Maranhão - COLUN. Os/as autores que contribuíram com suas lentes para a fundamentação teórica e análise dos dados foram: Arena (2017), Bajard (2002), Jolibert (1994), Jolibert e Jacob (2006), Mortatti (2006), Smith (1998), Smolka (2012). A pesquisa revelou que o modo como o ensino do ato de ler foi trabalhado com os/as alunos/as, influenciou na concepção destes em relação a este objeto cultural, uma vez que o percebem como algo distante da vida, cujo objetivo é apenas servir para desenvolverem as atividades escolares." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID8928_TB9636_30102025234804.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRENDA MARTINHA CALDAS AZEVEDO" "autor_nome_curto" => "BRENDA AZEVEDO" "autor_email" => "brenda.azzevedo9@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }