MONITORIA ACADÊMICA E OS ESTUDOS SOBRE CONFLITOS FUNDIÁRIOS EM TERRITÓRIOS INDÍGENAS: UM DIÁLOGO COM A GEOGRAFIA AGRÁRIA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125570 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1633 "inscrito_id" => 8999 "titulo" => "MONITORIA ACADÊMICA E OS ESTUDOS SOBRE CONFLITOS FUNDIÁRIOS EM TERRITÓRIOS INDÍGENAS: UM DIÁLOGO COM A GEOGRAFIA AGRÁRIA" "resumo" => "O trabalho relata as experiências do Programa de Monitoria Acadêmica na disciplina de Geografia Agrária do Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente da Universidade Federal de Alagoas (IGDEMA/UFAL), com foco nos conflitos fundiários em territórios indígenas. De caráter qualitativo, exploratório e descritivo, a pesquisa foi desenvolvida com base em teóricos como Martins (1980), Oliveira (1999), Carvalho (2001) e Verdum (2009), que abordam a violência no campo, a dimensão política da propriedade da terra e a relevância do espaço rural para a compreensão das dinâmicas socioespaciais. O estudo analisou disputas por terras indígenas, destacando os principais territórios em disputas que enfrentam um intenso processo de expropriação devido à expansão do agronegócio. Como fontes documentais, foram utilizadas reportagens jornalísticas e relatórios do Conselho Indigenista Missionário (CIMI), entre outros materiais. Para a execução das atividades, os discentes foram organizados em grupos, cada um responsável por investigar casos específicos de etnias indígenas: Xucuru-Kariri (AL); Karuazu (AL); Wassú Cocal (AL); Guarani Kaiowá (MS); Paracanã (PA); Guarani Mbya (RS); e Oro Wari (RO). A partir dos dados coletados e das análises realizadas, foram produzidos artigos científicos, seminários e exposições voltados para a comunidade acadêmica. Os resultados revelaram a complexidade dos conflitos fundiários, a diversidade étnica dos povos originários e a violência sistemática enfrentada por essas comunidades. A iniciativa contribuiu significativamente para o entendimento crítico dos estudantes sobre a problemática agrária e a resistência indígena, além de fomentar a disseminação dessas reflexões no ambiente universitário. A monitoria desempenhou um papel essencial no êxito da atividade, oferecendo suporte aos discentes e facilitando a compreensão dos conflitos fundiários e suas repercussões políticas e sociais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID8999_TB1633_30102025153342.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDERSON VINNYCIUS LOURENÇO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ANDERSON" "autor_email" => "anderson.lourenco@igdema.ufal.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125570 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1633 "inscrito_id" => 8999 "titulo" => "MONITORIA ACADÊMICA E OS ESTUDOS SOBRE CONFLITOS FUNDIÁRIOS EM TERRITÓRIOS INDÍGENAS: UM DIÁLOGO COM A GEOGRAFIA AGRÁRIA" "resumo" => "O trabalho relata as experiências do Programa de Monitoria Acadêmica na disciplina de Geografia Agrária do Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente da Universidade Federal de Alagoas (IGDEMA/UFAL), com foco nos conflitos fundiários em territórios indígenas. De caráter qualitativo, exploratório e descritivo, a pesquisa foi desenvolvida com base em teóricos como Martins (1980), Oliveira (1999), Carvalho (2001) e Verdum (2009), que abordam a violência no campo, a dimensão política da propriedade da terra e a relevância do espaço rural para a compreensão das dinâmicas socioespaciais. O estudo analisou disputas por terras indígenas, destacando os principais territórios em disputas que enfrentam um intenso processo de expropriação devido à expansão do agronegócio. Como fontes documentais, foram utilizadas reportagens jornalísticas e relatórios do Conselho Indigenista Missionário (CIMI), entre outros materiais. Para a execução das atividades, os discentes foram organizados em grupos, cada um responsável por investigar casos específicos de etnias indígenas: Xucuru-Kariri (AL); Karuazu (AL); Wassú Cocal (AL); Guarani Kaiowá (MS); Paracanã (PA); Guarani Mbya (RS); e Oro Wari (RO). A partir dos dados coletados e das análises realizadas, foram produzidos artigos científicos, seminários e exposições voltados para a comunidade acadêmica. Os resultados revelaram a complexidade dos conflitos fundiários, a diversidade étnica dos povos originários e a violência sistemática enfrentada por essas comunidades. A iniciativa contribuiu significativamente para o entendimento crítico dos estudantes sobre a problemática agrária e a resistência indígena, além de fomentar a disseminação dessas reflexões no ambiente universitário. A monitoria desempenhou um papel essencial no êxito da atividade, oferecendo suporte aos discentes e facilitando a compreensão dos conflitos fundiários e suas repercussões políticas e sociais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID8999_TB1633_30102025153342.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDERSON VINNYCIUS LOURENÇO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ANDERSON" "autor_email" => "anderson.lourenco@igdema.ufal.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }