Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MONITORIA ACADÊMICA E OS ESTUDOS SOBRE CONFLITOS FUNDIÁRIOS EM TERRITÓRIOS INDÍGENAS: UM DIÁLOGO COM A GEOGRAFIA AGRÁRIA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O trabalho relata as experiências do Programa de Monitoria Acadêmica na disciplina de Geografia Agrária do Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente da Universidade Federal de Alagoas (IGDEMA/UFAL), com foco nos conflitos fundiários em territórios indígenas. De caráter qualitativo, exploratório e descritivo, a pesquisa foi desenvolvida com base em teóricos como Martins (1980), Oliveira (1999), Carvalho (2001) e Verdum (2009), que abordam a violência no campo, a dimensão política da propriedade da terra e a relevância do espaço rural para a compreensão das dinâmicas socioespaciais. O estudo analisou disputas por terras indígenas, destacando os principais territórios em disputas que enfrentam um intenso processo de expropriação devido à expansão do agronegócio. Como fontes documentais, foram utilizadas reportagens jornalísticas e relatórios do Conselho Indigenista Missionário (CIMI), entre outros materiais. Para a execução das atividades, os discentes foram organizados em grupos, cada um responsável por investigar casos específicos de etnias indígenas: Xucuru-Kariri (AL); Karuazu (AL); Wassú Cocal (AL); Guarani Kaiowá (MS); Paracanã (PA); Guarani Mbya (RS); e Oro Wari (RO). A partir dos dados coletados e das análises realizadas, foram produzidos artigos científicos, seminários e exposições voltados para a comunidade acadêmica. Os resultados revelaram a complexidade dos conflitos fundiários, a diversidade étnica dos povos originários e a violência sistemática enfrentada por essas comunidades. A iniciativa contribuiu significativamente para o entendimento crítico dos estudantes sobre a problemática agrária e a resistência indígena, além de fomentar a disseminação dessas reflexões no ambiente universitário. A monitoria desempenhou um papel essencial no êxito da atividade, oferecendo suporte aos discentes e facilitando a compreensão dos conflitos fundiários e suas repercussões políticas e sociais.

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