NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS NA CONSTITUIÇÃO DE UMA PROFESSORA QUE ENSINA CIÊNCIAS NA AMAZÔNIA: PALAVRAS, FRESTAS E CONTAMINAÇÕES
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128813 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9329 "inscrito_id" => 20257 "titulo" => "NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS NA CONSTITUIÇÃO DE UMA PROFESSORA QUE ENSINA CIÊNCIAS NA AMAZÔNIA: PALAVRAS, FRESTAS E CONTAMINAÇÕES" "resumo" => "Esta escrita, recorte de uma dissertação em andamento, propõe-se refletir sobre a constituição de uma professora que ensina Ciências na Amazônia, mobilizando narrativas autobiográficas inspiradas por Manoel de Barros e autores do campo da Filosofia da Diferença como Foucault, Derrida e Deleuze. Como contar uma docência que se faz no entrelaçamento de vida, território e escrita de si? De que maneira experiências formativas podem constituir modos outros de ensinar e pesquisar Ciências? Em um percurso formativo vivido em uma disciplina do mestrado, em meio a uma turma composta inteiramente por mulheres, evidenciam-se frestas que desafiam o modo hegemônico de formação docente. Em um espaço de escuta e partilha que convida a ver outros modos de existir, inspirados no tempo-corpo-coruja: uma vigilância atenta ao menor, ao detalhe, ao que escapa. O texto se articula à ferramenta da escrita de si foucaultiana, como prática de invenção e cuidado, onde curar o si torna-se movimento de pesquisa, criação e presença. A vivência se deu em aulas em que a palavra e o silêncio, a natureza e a escrita abriam possibilidades de constituições docentes. Por entre colagens de encontros com a floresta, com o feminino e com outras mulheres pesquisadoras, delineia-se uma docência viva que assume o devir como potência. Foi possível transver o mundo e (re)inventar uma docência que emerge dos detalhes, do menor e do entre. Nesta escrita, a pesquisa se faz em contaminações entre vivência, território e escrita, assumindo uma ciência em devir, mais próxima da vida, da Amazônia e do que escapa às formas instituídas de saber." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID20257_TB9329_30102025223040.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA MARIA XAVIER DA SILVA NETA" "autor_nome_curto" => "ANA" "autor_email" => "amxdsn.mca24@yea.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS (UEA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128813 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9329 "inscrito_id" => 20257 "titulo" => "NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS NA CONSTITUIÇÃO DE UMA PROFESSORA QUE ENSINA CIÊNCIAS NA AMAZÔNIA: PALAVRAS, FRESTAS E CONTAMINAÇÕES" "resumo" => "Esta escrita, recorte de uma dissertação em andamento, propõe-se refletir sobre a constituição de uma professora que ensina Ciências na Amazônia, mobilizando narrativas autobiográficas inspiradas por Manoel de Barros e autores do campo da Filosofia da Diferença como Foucault, Derrida e Deleuze. Como contar uma docência que se faz no entrelaçamento de vida, território e escrita de si? De que maneira experiências formativas podem constituir modos outros de ensinar e pesquisar Ciências? Em um percurso formativo vivido em uma disciplina do mestrado, em meio a uma turma composta inteiramente por mulheres, evidenciam-se frestas que desafiam o modo hegemônico de formação docente. Em um espaço de escuta e partilha que convida a ver outros modos de existir, inspirados no tempo-corpo-coruja: uma vigilância atenta ao menor, ao detalhe, ao que escapa. O texto se articula à ferramenta da escrita de si foucaultiana, como prática de invenção e cuidado, onde curar o si torna-se movimento de pesquisa, criação e presença. A vivência se deu em aulas em que a palavra e o silêncio, a natureza e a escrita abriam possibilidades de constituições docentes. Por entre colagens de encontros com a floresta, com o feminino e com outras mulheres pesquisadoras, delineia-se uma docência viva que assume o devir como potência. Foi possível transver o mundo e (re)inventar uma docência que emerge dos detalhes, do menor e do entre. Nesta escrita, a pesquisa se faz em contaminações entre vivência, território e escrita, assumindo uma ciência em devir, mais próxima da vida, da Amazônia e do que escapa às formas instituídas de saber." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID20257_TB9329_30102025223040.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA MARIA XAVIER DA SILVA NETA" "autor_nome_curto" => "ANA" "autor_email" => "amxdsn.mca24@yea.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS (UEA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }