Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DO CONSUMO AO REUSO: UMA JORNADA INVESTIGATIVA SOBRE ÁGUAS CINZA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 14 - Educação Ambiental
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 126901
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 4735
    "inscrito_id" => 11692
    "titulo" => "DO CONSUMO AO REUSO: UMA JORNADA INVESTIGATIVA SOBRE ÁGUAS CINZA"
    "resumo" => "Este estudo aborda a relevância ambiental da conservação dos recursos hídricos a partir de uma investigação sobre o potencial do reuso de águas cinza como uma prática sustentável por meio de uma Sequência de Ensino Investigativo (SEI) com alunos do ensino médio. A metodologia adotada no estudo foi predominantemente qualitativa e envolveu quatro etapas principais: problematização, sistematização do conhecimento, contextualização e comunicação dos resultados. Na primeira etapa, os alunos foram desafiados a refletir sobre seus hábitos de consumo de água por meio de um vídeo sobre desperdício e reuso, seguido de uma discussão em grupo. A segunda etapa focou na simulação do consumo de água com o uso da Calculadora de Consumo de Água do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), proporcionando uma análise dos hábitos cotidianos e do impacto de mudanças nos comportamentos. Na terceira etapa, os estudantes realizaram um experimento prático para construir um sistema simples de filtragem de águas cinza, utilizando materiais acessíveis. O desafio estimulou a criatividade e a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos. Durante a realização do experimento, os alunos puderam testar e comparar os resultados dos filtros, promovendo uma reflexão sobre as variáveis que influenciam o desempenho do sistema de reuso. A última etapa consistiu na comunicação dos resultados, onde os alunos apresentaram suas descobertas, discutiram os resultados dos testes e refletiram sobre como as ideias poderiam ser aplicadas na escola e na comunidade. Essa abordagem investigativa promoveu o pensamento crítico e as habilidades sociais, vinculando o conhecimento teórico as aplicações práticas na vida diária. Ademais, os resultados enfatizaram o potencial educacional e ambiental do método, por inspirar comportamentos sustentáveis que promovem a cidadania responsável."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID11692_TB4735_28102025075749.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADJAIR LEONIDAS PEREIRA FILHO"
    "autor_nome_curto" => "ADJAIR"
    "autor_email" => "adjairleonidas@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 126901
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 4735
    "inscrito_id" => 11692
    "titulo" => "DO CONSUMO AO REUSO: UMA JORNADA INVESTIGATIVA SOBRE ÁGUAS CINZA"
    "resumo" => "Este estudo aborda a relevância ambiental da conservação dos recursos hídricos a partir de uma investigação sobre o potencial do reuso de águas cinza como uma prática sustentável por meio de uma Sequência de Ensino Investigativo (SEI) com alunos do ensino médio. A metodologia adotada no estudo foi predominantemente qualitativa e envolveu quatro etapas principais: problematização, sistematização do conhecimento, contextualização e comunicação dos resultados. Na primeira etapa, os alunos foram desafiados a refletir sobre seus hábitos de consumo de água por meio de um vídeo sobre desperdício e reuso, seguido de uma discussão em grupo. A segunda etapa focou na simulação do consumo de água com o uso da Calculadora de Consumo de Água do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), proporcionando uma análise dos hábitos cotidianos e do impacto de mudanças nos comportamentos. Na terceira etapa, os estudantes realizaram um experimento prático para construir um sistema simples de filtragem de águas cinza, utilizando materiais acessíveis. O desafio estimulou a criatividade e a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos. Durante a realização do experimento, os alunos puderam testar e comparar os resultados dos filtros, promovendo uma reflexão sobre as variáveis que influenciam o desempenho do sistema de reuso. A última etapa consistiu na comunicação dos resultados, onde os alunos apresentaram suas descobertas, discutiram os resultados dos testes e refletiram sobre como as ideias poderiam ser aplicadas na escola e na comunidade. Essa abordagem investigativa promoveu o pensamento crítico e as habilidades sociais, vinculando o conhecimento teórico as aplicações práticas na vida diária. Ademais, os resultados enfatizaram o potencial educacional e ambiental do método, por inspirar comportamentos sustentáveis que promovem a cidadania responsável."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID11692_TB4735_28102025075749.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADJAIR LEONIDAS PEREIRA FILHO"
    "autor_nome_curto" => "ADJAIR"
    "autor_email" => "adjairleonidas@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este estudo aborda a relevância ambiental da conservação dos recursos hídricos a partir de uma investigação sobre o potencial do reuso de águas cinza como uma prática sustentável por meio de uma Sequência de Ensino Investigativo (SEI) com alunos do ensino médio. A metodologia adotada no estudo foi predominantemente qualitativa e envolveu quatro etapas principais: problematização, sistematização do conhecimento, contextualização e comunicação dos resultados. Na primeira etapa, os alunos foram desafiados a refletir sobre seus hábitos de consumo de água por meio de um vídeo sobre desperdício e reuso, seguido de uma discussão em grupo. A segunda etapa focou na simulação do consumo de água com o uso da Calculadora de Consumo de Água do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), proporcionando uma análise dos hábitos cotidianos e do impacto de mudanças nos comportamentos. Na terceira etapa, os estudantes realizaram um experimento prático para construir um sistema simples de filtragem de águas cinza, utilizando materiais acessíveis. O desafio estimulou a criatividade e a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos. Durante a realização do experimento, os alunos puderam testar e comparar os resultados dos filtros, promovendo uma reflexão sobre as variáveis que influenciam o desempenho do sistema de reuso. A última etapa consistiu na comunicação dos resultados, onde os alunos apresentaram suas descobertas, discutiram os resultados dos testes e refletiram sobre como as ideias poderiam ser aplicadas na escola e na comunidade. Essa abordagem investigativa promoveu o pensamento crítico e as habilidades sociais, vinculando o conhecimento teórico as aplicações práticas na vida diária. Ademais, os resultados enfatizaram o potencial educacional e ambiental do método, por inspirar comportamentos sustentáveis que promovem a cidadania responsável.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.