ESTUDO BIBLIOGRÁFICO SOBRE O ENSINO DE MATEMÁTICA: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E SEUS ASPECTOS EDUCACIONAIS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125076 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 664 "inscrito_id" => 7050 "titulo" => "ESTUDO BIBLIOGRÁFICO SOBRE O ENSINO DE MATEMÁTICA: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E SEUS ASPECTOS EDUCACIONAIS" "resumo" => "Esse artigo trata-se de uma pesquisa bibliográfica sobre os processos de ensino e aprendizagem de matemática, realizada durante o Estágio II, na modalidade de Semirregência. Teve como objetivo aprofundar o estudo sobre o tema, promovendo uma reflexão sobre as práticas pedagógicas e suas contribuições para o ensino. A pesquisa teve como fundamentação teórica os trabalhos de Libâneo (2004, 2012), Pontes (2021) e Silva (2013). O trabalho destaca a influência dos conhecimentos prévios individuais dos estudantes, a importância da escolha de métodos utilizados em diferentes contextos da sala de aula e a construção de ferramentas e recursos que facilitam o ensino de matemática conforme os objetivos propostos para a aula. Esses aspectos são fomentados pelas disciplinas de cunho didático, que apresentam os componentes do processo de ensino – aprendizagem, descrevendo-os e evidenciando sua relevância no desenvolvimento do planejamento de uma aula. Os resultados alcançados mostram que o ensino de Matemática precisa ser dinâmico e conectado à realidade dos estudantes. O uso de métodos inovadores, materiais manipuláveis, tecnologias e abordagem centrada no aluno são essenciais para a motivação e acessibilidade da compreensão matemática. Da mesma forma, a avaliação contínua, contribui significativamente para o sucesso do processo de ensino – aprendizagem, além de ser essencial para fornecer oportunidades aos professores para reverem suas práticas e ministrarem aulas cada vez mais significativas para os seus alunos, de modo que eles consigam superar suas rejeições com a matemática." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID7050_TB664_28102025113323.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANNIE SOUZA MARTINS BRUM" "autor_nome_curto" => "ANNIE BRUM" "autor_email" => "anniesouzabrum@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS (UEG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125076 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 664 "inscrito_id" => 7050 "titulo" => "ESTUDO BIBLIOGRÁFICO SOBRE O ENSINO DE MATEMÁTICA: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E SEUS ASPECTOS EDUCACIONAIS" "resumo" => "Esse artigo trata-se de uma pesquisa bibliográfica sobre os processos de ensino e aprendizagem de matemática, realizada durante o Estágio II, na modalidade de Semirregência. Teve como objetivo aprofundar o estudo sobre o tema, promovendo uma reflexão sobre as práticas pedagógicas e suas contribuições para o ensino. A pesquisa teve como fundamentação teórica os trabalhos de Libâneo (2004, 2012), Pontes (2021) e Silva (2013). O trabalho destaca a influência dos conhecimentos prévios individuais dos estudantes, a importância da escolha de métodos utilizados em diferentes contextos da sala de aula e a construção de ferramentas e recursos que facilitam o ensino de matemática conforme os objetivos propostos para a aula. Esses aspectos são fomentados pelas disciplinas de cunho didático, que apresentam os componentes do processo de ensino – aprendizagem, descrevendo-os e evidenciando sua relevância no desenvolvimento do planejamento de uma aula. Os resultados alcançados mostram que o ensino de Matemática precisa ser dinâmico e conectado à realidade dos estudantes. O uso de métodos inovadores, materiais manipuláveis, tecnologias e abordagem centrada no aluno são essenciais para a motivação e acessibilidade da compreensão matemática. Da mesma forma, a avaliação contínua, contribui significativamente para o sucesso do processo de ensino – aprendizagem, além de ser essencial para fornecer oportunidades aos professores para reverem suas práticas e ministrarem aulas cada vez mais significativas para os seus alunos, de modo que eles consigam superar suas rejeições com a matemática." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID7050_TB664_28102025113323.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANNIE SOUZA MARTINS BRUM" "autor_nome_curto" => "ANNIE BRUM" "autor_email" => "anniesouzabrum@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS (UEG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }