Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROPOSTA DO LAPBOOK COMO ATIVIDADE DIDÁTICA NO ENSINO DOS CROCODILIANOS

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 127354
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 5678
    "inscrito_id" => 14146
    "titulo" => "PROPOSTA DO LAPBOOK COMO ATIVIDADE DIDÁTICA NO ENSINO DOS CROCODILIANOS"
    "resumo" => "A zoologia, uma área da Biologia que estuda os animais e seus comportamentos, está amplamente presente no cotidiano dos alunos, especialmente por estudar organismos macroscópicos que, em sua maioria, podem ser observados sem a necessidade de instrumentos como microscópios ou lupas. Na educação básica, geralmente, a utilização do livro didático é o único recurso usado para abordar os conteúdos da zoologia, tornando o ensino repetitivo e pouco atraente para os alunos. Nessa perspectiva, é importante o uso de metodologias ativas e recursos didáticos na sala de aula para tornar o processo de ensino-aprendizagem mais dinâmico e significativo. Dentre os recursos didáticos destaca-se o lapbook, que combina elementos visuais e interativos para facilitar a compreensão de conteúdos complexos. Dessa forma, este trabalho teve como objetivo propor um lapbook como recurso didático voltado ao ensino de conteúdos da zoologia, com ênfase na ordem Crocodylia. O design do lapbook foi inicialmente elaborado na plataforma Canva (versão gratuita), onde foram definidos parâmetros como tamanhos, divisões e cores. Na etapa prática, foram utilizadas três cartolinas coloridas, velcro e imagens ilustrativas. A estrutura do lapbook foi dividida em seções: na capa, inseriu-se a imagem de crânios da ordem Crocodylia e uma pergunta disparadora; na segunda seção, foi apresentado o conteúdo aprofundado sobre o grupo, com identificação de espécies, cartas informativas sobre alimentação e um quebra-cabeça interativo que revela a distribuição geográfica dos crocodilianos. Na terceira, intitulada “Raio-X da Flórida”, distribuiu-se a fauna e a flora do estado em lados opostos da cartolina; por fim, uma pergunta reflexiva foi proposta com base nos conteúdos abordados. A atividade com lapbook demonstra ser eficaz no estímulo à organização de ideias, à construção ativa do conhecimento e ao desenvolvimento do pensamento crítico dos estudantes, atraindo a atenção deles através da ludicidade e da interação com o material produzido."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID14146_TB5678_30102025213733.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RENNATA SILVA DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "RENNATA"
    "autor_email" => "rennata.lima@ufpe.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 127354
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 5678
    "inscrito_id" => 14146
    "titulo" => "PROPOSTA DO LAPBOOK COMO ATIVIDADE DIDÁTICA NO ENSINO DOS CROCODILIANOS"
    "resumo" => "A zoologia, uma área da Biologia que estuda os animais e seus comportamentos, está amplamente presente no cotidiano dos alunos, especialmente por estudar organismos macroscópicos que, em sua maioria, podem ser observados sem a necessidade de instrumentos como microscópios ou lupas. Na educação básica, geralmente, a utilização do livro didático é o único recurso usado para abordar os conteúdos da zoologia, tornando o ensino repetitivo e pouco atraente para os alunos. Nessa perspectiva, é importante o uso de metodologias ativas e recursos didáticos na sala de aula para tornar o processo de ensino-aprendizagem mais dinâmico e significativo. Dentre os recursos didáticos destaca-se o lapbook, que combina elementos visuais e interativos para facilitar a compreensão de conteúdos complexos. Dessa forma, este trabalho teve como objetivo propor um lapbook como recurso didático voltado ao ensino de conteúdos da zoologia, com ênfase na ordem Crocodylia. O design do lapbook foi inicialmente elaborado na plataforma Canva (versão gratuita), onde foram definidos parâmetros como tamanhos, divisões e cores. Na etapa prática, foram utilizadas três cartolinas coloridas, velcro e imagens ilustrativas. A estrutura do lapbook foi dividida em seções: na capa, inseriu-se a imagem de crânios da ordem Crocodylia e uma pergunta disparadora; na segunda seção, foi apresentado o conteúdo aprofundado sobre o grupo, com identificação de espécies, cartas informativas sobre alimentação e um quebra-cabeça interativo que revela a distribuição geográfica dos crocodilianos. Na terceira, intitulada “Raio-X da Flórida”, distribuiu-se a fauna e a flora do estado em lados opostos da cartolina; por fim, uma pergunta reflexiva foi proposta com base nos conteúdos abordados. A atividade com lapbook demonstra ser eficaz no estímulo à organização de ideias, à construção ativa do conhecimento e ao desenvolvimento do pensamento crítico dos estudantes, atraindo a atenção deles através da ludicidade e da interação com o material produzido."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID14146_TB5678_30102025213733.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RENNATA SILVA DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "RENNATA"
    "autor_email" => "rennata.lima@ufpe.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A zoologia, uma área da Biologia que estuda os animais e seus comportamentos, está amplamente presente no cotidiano dos alunos, especialmente por estudar organismos macroscópicos que, em sua maioria, podem ser observados sem a necessidade de instrumentos como microscópios ou lupas. Na educação básica, geralmente, a utilização do livro didático é o único recurso usado para abordar os conteúdos da zoologia, tornando o ensino repetitivo e pouco atraente para os alunos. Nessa perspectiva, é importante o uso de metodologias ativas e recursos didáticos na sala de aula para tornar o processo de ensino-aprendizagem mais dinâmico e significativo. Dentre os recursos didáticos destaca-se o lapbook, que combina elementos visuais e interativos para facilitar a compreensão de conteúdos complexos. Dessa forma, este trabalho teve como objetivo propor um lapbook como recurso didático voltado ao ensino de conteúdos da zoologia, com ênfase na ordem Crocodylia. O design do lapbook foi inicialmente elaborado na plataforma Canva (versão gratuita), onde foram definidos parâmetros como tamanhos, divisões e cores. Na etapa prática, foram utilizadas três cartolinas coloridas, velcro e imagens ilustrativas. A estrutura do lapbook foi dividida em seções: na capa, inseriu-se a imagem de crânios da ordem Crocodylia e uma pergunta disparadora; na segunda seção, foi apresentado o conteúdo aprofundado sobre o grupo, com identificação de espécies, cartas informativas sobre alimentação e um quebra-cabeça interativo que revela a distribuição geográfica dos crocodilianos. Na terceira, intitulada “Raio-X da Flórida”, distribuiu-se a fauna e a flora do estado em lados opostos da cartolina; por fim, uma pergunta reflexiva foi proposta com base nos conteúdos abordados. A atividade com lapbook demonstra ser eficaz no estímulo à organização de ideias, à construção ativa do conhecimento e ao desenvolvimento do pensamento crítico dos estudantes, atraindo a atenção deles através da ludicidade e da interação com o material produzido.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.