LIBRAS NA ESCOLA: A EDUCAÇÃO FÍSICA ACONTECENDO ATRAVÉS DE GESTOS.
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 124856 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 197 "inscrito_id" => 4080 "titulo" => "LIBRAS NA ESCOLA: A EDUCAÇÃO FÍSICA ACONTECENDO ATRAVÉS DE GESTOS." "resumo" => "O presente trabalho objetivou discutir questões vinculadas a prática do autor com a Linguagem Brasileira de Sinais – LIBRAS, em aulas de Educação Física que ocorriam em turmas do primeiro segmento do Ensino Fundamental em uma escola pública da cidade de Juiz de Fora – Minas Gerais. Foi utilizado, para tal, metodologia qualitativa e de caráter autoetnográfico. As discussões foram ancoradas, também, no currículo cultural da Educação Física, forma de se pensar esse componente curricular, que se baseia, dentre outros, nos estudos culturais, no decolonialismo e no multiculturalismo crítico. Os professores quando trabalham com essa perspectiva são orientados por diferentes princípios ético políticos, sendo eles: reconhecimento das identidades culturais dos estudantes, justiça curricular, descolonização do currículo, evitar o daltonismo cultural, ancoragem social dos conhecimentos, favorecimento a enunciação dos saberes discentes. Uma Educação Física culturalmente orientada também se caracteriza por alguns procedimentos didáticos de encaminhamentos pedagógicos, sendo eles: mapeamento, leitura, vivências, ressignificação, aprofundamento, ampliação, registro e avaliação. Durante as aulas com LIBRAS, realizadas na referida escola pública, foi possível sistematizar o trabalho pedagógico a partir desses procedimentos e sob a orientação dos princípios ético políticos citados. Chegou-se à compreensão de que a linguagem de sinais se constituiu em um rico instrumento de trabalho na Educação Física escolar, permitindo que diferentes assuntos pudessem ser discutidos e problematizados no ambiente escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID4080_TB197_14102025194040.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDERSON JOSÉ DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "ANDERSON" "autor_email" => "andersonjfmgbr@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 124856 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 197 "inscrito_id" => 4080 "titulo" => "LIBRAS NA ESCOLA: A EDUCAÇÃO FÍSICA ACONTECENDO ATRAVÉS DE GESTOS." "resumo" => "O presente trabalho objetivou discutir questões vinculadas a prática do autor com a Linguagem Brasileira de Sinais – LIBRAS, em aulas de Educação Física que ocorriam em turmas do primeiro segmento do Ensino Fundamental em uma escola pública da cidade de Juiz de Fora – Minas Gerais. Foi utilizado, para tal, metodologia qualitativa e de caráter autoetnográfico. As discussões foram ancoradas, também, no currículo cultural da Educação Física, forma de se pensar esse componente curricular, que se baseia, dentre outros, nos estudos culturais, no decolonialismo e no multiculturalismo crítico. Os professores quando trabalham com essa perspectiva são orientados por diferentes princípios ético políticos, sendo eles: reconhecimento das identidades culturais dos estudantes, justiça curricular, descolonização do currículo, evitar o daltonismo cultural, ancoragem social dos conhecimentos, favorecimento a enunciação dos saberes discentes. Uma Educação Física culturalmente orientada também se caracteriza por alguns procedimentos didáticos de encaminhamentos pedagógicos, sendo eles: mapeamento, leitura, vivências, ressignificação, aprofundamento, ampliação, registro e avaliação. Durante as aulas com LIBRAS, realizadas na referida escola pública, foi possível sistematizar o trabalho pedagógico a partir desses procedimentos e sob a orientação dos princípios ético políticos citados. Chegou-se à compreensão de que a linguagem de sinais se constituiu em um rico instrumento de trabalho na Educação Física escolar, permitindo que diferentes assuntos pudessem ser discutidos e problematizados no ambiente escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID4080_TB197_14102025194040.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDERSON JOSÉ DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "ANDERSON" "autor_email" => "andersonjfmgbr@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }