EDUCAÇÃO MIDIÁTICA E DESAFIOS DA DESINFORMAÇÃO: A CONTRIBUIÇÃO DA EDUCATV/ CAMPINAS PARA A CIDADANIA DIGITAL
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125037 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 581 "inscrito_id" => 6227 "titulo" => "EDUCAÇÃO MIDIÁTICA E DESAFIOS DA DESINFORMAÇÃO: A CONTRIBUIÇÃO DA EDUCATV/ CAMPINAS PARA A CIDADANIA DIGITAL" "resumo" => "Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa de Estudo de Caso, desenvolvida sobre educação midiática, com foco na iniciativa da EducaTV Campinas, emissora pública sem fins lucrativos e/ou comerciais, que constitui política pública voltada para a educação não formal da Secretaria Municipal de Educação de Campinas/SP e sua relação com a formação crítica dos cidadãos no ambiente digital. A pesquisa teve como objetivo investigar os desafios e possibilidades de desenvolvimento de uma proposta de educação midiática diante das transformações tecnológicas e comunicacionais contemporâneas e foi realizada em parceria com o Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas Aplicadas às Tecnologias Digitais na Educação de Crianças (GEPPPATDEC), do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas da Universidade Estadual de Campinas (NEPP/Unicamp). A relevância do estudo justifica-se pelo crescente impacto das mídias digitais na vida social e educacional, em especial em meio a um cenário marcado pela concentração do poder informacional nas chamadas "Big Techs", bem como, em virtude dos desafios enfrentados em decorrência da desinformação e discursos de ódio propagados. Dentre os referenciais teóricos que consubstanciam este estudo, destaca-se a Estratégia Brasileira de Educação midiática produzida pela Coordenação-Geral de Educação Midiática, Departamento de Direitos na Rede e Educação Midiática, Secretaria de Políticas Digitais e Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (2023), bem como em autores que discutem a temática da educação midiática e da cidadania digital. Os resultados apontam que as desigualdades sociais influenciam sobremaneira na participação e produção de conteúdo no ambiente digital, refletindo no acesso à informação e consequentemente na construção de narrativas coletivas pautadas em reflexões críticas e fundamentadas. Os resultados apontam ainda, que a educação midiática se dá para além da análise crítica das informações, perpassando pela compreensão da comunicação pública, como aquela que tem como foco principal o cidadão, que prioriza a coletividade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID6227_TB581_28102025093920.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALEXANDRE TADEU DE ANDRADE DIAS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ALEXANDRE TADEU" "autor_email" => "domtadeo@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS (UNICAMP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125037 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 581 "inscrito_id" => 6227 "titulo" => "EDUCAÇÃO MIDIÁTICA E DESAFIOS DA DESINFORMAÇÃO: A CONTRIBUIÇÃO DA EDUCATV/ CAMPINAS PARA A CIDADANIA DIGITAL" "resumo" => "Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa de Estudo de Caso, desenvolvida sobre educação midiática, com foco na iniciativa da EducaTV Campinas, emissora pública sem fins lucrativos e/ou comerciais, que constitui política pública voltada para a educação não formal da Secretaria Municipal de Educação de Campinas/SP e sua relação com a formação crítica dos cidadãos no ambiente digital. A pesquisa teve como objetivo investigar os desafios e possibilidades de desenvolvimento de uma proposta de educação midiática diante das transformações tecnológicas e comunicacionais contemporâneas e foi realizada em parceria com o Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas Aplicadas às Tecnologias Digitais na Educação de Crianças (GEPPPATDEC), do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas da Universidade Estadual de Campinas (NEPP/Unicamp). A relevância do estudo justifica-se pelo crescente impacto das mídias digitais na vida social e educacional, em especial em meio a um cenário marcado pela concentração do poder informacional nas chamadas "Big Techs", bem como, em virtude dos desafios enfrentados em decorrência da desinformação e discursos de ódio propagados. Dentre os referenciais teóricos que consubstanciam este estudo, destaca-se a Estratégia Brasileira de Educação midiática produzida pela Coordenação-Geral de Educação Midiática, Departamento de Direitos na Rede e Educação Midiática, Secretaria de Políticas Digitais e Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (2023), bem como em autores que discutem a temática da educação midiática e da cidadania digital. Os resultados apontam que as desigualdades sociais influenciam sobremaneira na participação e produção de conteúdo no ambiente digital, refletindo no acesso à informação e consequentemente na construção de narrativas coletivas pautadas em reflexões críticas e fundamentadas. Os resultados apontam ainda, que a educação midiática se dá para além da análise crítica das informações, perpassando pela compreensão da comunicação pública, como aquela que tem como foco principal o cidadão, que prioriza a coletividade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID6227_TB581_28102025093920.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALEXANDRE TADEU DE ANDRADE DIAS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ALEXANDRE TADEU" "autor_email" => "domtadeo@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS (UNICAMP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }