Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MUSICALIDADE NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: RECORTES DE UM MOMENTO FORMATIVO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 127305
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 5587
    "inscrito_id" => 11980
    "titulo" => "MUSICALIDADE NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: RECORTES DE UM MOMENTO FORMATIVO"
    "resumo" => "Este artigo apresenta práticas docentes tendo a música como uma ferramenta pedagógica, dando ênfase às cantigas populares que proporcionam resultado cognitivo, social e afetivo. Tal asserção conduz a escola para execução de práticas pedagógicas através da utilização da música como estratégia significativa para o ensino da alfabetização. Buscando contribuir com esse processo de alfabetizar com base na música, foi ofertada na jornada pedagógica para professores dos anos iniciais da rede municipal de Petrolina que teve como temática “Musicalidade, ritmos e rimas no processo de alfabetização”. Esse momento formativo proporcionou a vivência de estratégias didáticas que possibilitaram um trabalho contextualizado e sistematizado com as cantigas. As abordagens realizadas foram baseadas na BNCC, e em estudos bibliográficos de Morais, Soares, Gaspar, Alencar, Brito, Tardif, Moran, dentre outros autores. Na formação continuada dos docentes foi ofertada dinâmica com rimas, debate sobre o conceito de rimas, musicalidade no processo de alfabetização, atividades de percepção auditiva, explorações de estratégias para alfabetizar na perspectiva do letramento, desenvolvimento da consciência fonológica, atividades contextualizadas com as cantigas e didáticas para promover a alfabetização significativa, diversificação de atividades para atender a heterogeneidade. As atividades foram realizadas em grupos produtivos facilitando a socialização de conhecimento entre os docentes. O momento possibilitou a reflexão dos docentes sobre suas práticas, compreendendo a música como recurso lúdico, prazeroso e que favorece a alfabetização significativa, uma vez que os estudantes são envolvidos no ambiente encantador das melodias, ritmos e rimas. Além disso, foi possível perceber o papel da formação continuada para o desenvolvimento profissional docente, favorecendo os processos de ensino e aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID11980_TB5587_30102025182118.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DENIZE DE SOUSA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "DENIZE"
    "autor_email" => "denizedesousasilva02@gmail.com"
    "autor_ies" => "FACULDADE REGIONAL DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS DE CANDEIAS (FAC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 127305
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 5587
    "inscrito_id" => 11980
    "titulo" => "MUSICALIDADE NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: RECORTES DE UM MOMENTO FORMATIVO"
    "resumo" => "Este artigo apresenta práticas docentes tendo a música como uma ferramenta pedagógica, dando ênfase às cantigas populares que proporcionam resultado cognitivo, social e afetivo. Tal asserção conduz a escola para execução de práticas pedagógicas através da utilização da música como estratégia significativa para o ensino da alfabetização. Buscando contribuir com esse processo de alfabetizar com base na música, foi ofertada na jornada pedagógica para professores dos anos iniciais da rede municipal de Petrolina que teve como temática “Musicalidade, ritmos e rimas no processo de alfabetização”. Esse momento formativo proporcionou a vivência de estratégias didáticas que possibilitaram um trabalho contextualizado e sistematizado com as cantigas. As abordagens realizadas foram baseadas na BNCC, e em estudos bibliográficos de Morais, Soares, Gaspar, Alencar, Brito, Tardif, Moran, dentre outros autores. Na formação continuada dos docentes foi ofertada dinâmica com rimas, debate sobre o conceito de rimas, musicalidade no processo de alfabetização, atividades de percepção auditiva, explorações de estratégias para alfabetizar na perspectiva do letramento, desenvolvimento da consciência fonológica, atividades contextualizadas com as cantigas e didáticas para promover a alfabetização significativa, diversificação de atividades para atender a heterogeneidade. As atividades foram realizadas em grupos produtivos facilitando a socialização de conhecimento entre os docentes. O momento possibilitou a reflexão dos docentes sobre suas práticas, compreendendo a música como recurso lúdico, prazeroso e que favorece a alfabetização significativa, uma vez que os estudantes são envolvidos no ambiente encantador das melodias, ritmos e rimas. Além disso, foi possível perceber o papel da formação continuada para o desenvolvimento profissional docente, favorecendo os processos de ensino e aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID11980_TB5587_30102025182118.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DENIZE DE SOUSA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "DENIZE"
    "autor_email" => "denizedesousasilva02@gmail.com"
    "autor_ies" => "FACULDADE REGIONAL DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS DE CANDEIAS (FAC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este artigo apresenta práticas docentes tendo a música como uma ferramenta pedagógica, dando ênfase às cantigas populares que proporcionam resultado cognitivo, social e afetivo. Tal asserção conduz a escola para execução de práticas pedagógicas através da utilização da música como estratégia significativa para o ensino da alfabetização. Buscando contribuir com esse processo de alfabetizar com base na música, foi ofertada na jornada pedagógica para professores dos anos iniciais da rede municipal de Petrolina que teve como temática “Musicalidade, ritmos e rimas no processo de alfabetização”. Esse momento formativo proporcionou a vivência de estratégias didáticas que possibilitaram um trabalho contextualizado e sistematizado com as cantigas. As abordagens realizadas foram baseadas na BNCC, e em estudos bibliográficos de Morais, Soares, Gaspar, Alencar, Brito, Tardif, Moran, dentre outros autores. Na formação continuada dos docentes foi ofertada dinâmica com rimas, debate sobre o conceito de rimas, musicalidade no processo de alfabetização, atividades de percepção auditiva, explorações de estratégias para alfabetizar na perspectiva do letramento, desenvolvimento da consciência fonológica, atividades contextualizadas com as cantigas e didáticas para promover a alfabetização significativa, diversificação de atividades para atender a heterogeneidade. As atividades foram realizadas em grupos produtivos facilitando a socialização de conhecimento entre os docentes. O momento possibilitou a reflexão dos docentes sobre suas práticas, compreendendo a música como recurso lúdico, prazeroso e que favorece a alfabetização significativa, uma vez que os estudantes são envolvidos no ambiente encantador das melodias, ritmos e rimas. Além disso, foi possível perceber o papel da formação continuada para o desenvolvimento profissional docente, favorecendo os processos de ensino e aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.