PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVA: ESTRATÉGIAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS QUE PROMOVEM A INCLUSÃO E O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DAS CRIANÇAS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127991 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7172 "inscrito_id" => 15792 "titulo" => "PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVA: ESTRATÉGIAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS QUE PROMOVEM A INCLUSÃO E O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DAS CRIANÇAS" "resumo" => "As práticas pedagógicas para a inclusão de crianças na escola são fundamentais para garantir que os estudantes tenham acesso a uma educação de qualidade. Nesse contexto, o estudo procurou investigar as práticas pedagógicas referente a inclusão que são utilizadas por professores em salas de aulas com alunos da Educação Especial. A abordagem utilizada na pesquisa foi qualitativa, sendo o procedimento com base em entrevistas livres sobre a experiências dos professores que atuam neste cenário. Os resultados mostraram que os professores utilizam as práticas pedagógicas de inclusão com bases na maior probabilidade de promover a participação e o aprendizado dos estudantes. Além disso, destacamos a importância da formação docente que possa favorecer a garantia de uma inclusão com eficiência e adequada a todos os estudantes, por isso, a inclusão escolar vai além da matricula, deve-se existir em processos que resguarde a criança/jovem como parte daquele contexto, lugar, sentir-se pertencer no ato educativo (Mantoan, 2003). Potanto, é necessário que os entes do sistema educacional tomem medidas para propocionar a formação docente contínua, especialmente, na percepção da Educação Inclusiva Especial da organização escolar, e não apenas ofertar sem suporte adequado. A importância da inclusão e das práticas pedagógicas escolares firmam a base da epistemologia educativa em formar gerações que sejam mais capacitadas e livres de preconceitos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID15792_TB7172_28102025225131.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MIRIELLE LIMA DE SENA" "autor_nome_curto" => "MIRIELLE" "autor_email" => "m.l.de.sena@aluno.uespi.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ (UESPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127991 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7172 "inscrito_id" => 15792 "titulo" => "PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVA: ESTRATÉGIAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS QUE PROMOVEM A INCLUSÃO E O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DAS CRIANÇAS" "resumo" => "As práticas pedagógicas para a inclusão de crianças na escola são fundamentais para garantir que os estudantes tenham acesso a uma educação de qualidade. Nesse contexto, o estudo procurou investigar as práticas pedagógicas referente a inclusão que são utilizadas por professores em salas de aulas com alunos da Educação Especial. A abordagem utilizada na pesquisa foi qualitativa, sendo o procedimento com base em entrevistas livres sobre a experiências dos professores que atuam neste cenário. Os resultados mostraram que os professores utilizam as práticas pedagógicas de inclusão com bases na maior probabilidade de promover a participação e o aprendizado dos estudantes. Além disso, destacamos a importância da formação docente que possa favorecer a garantia de uma inclusão com eficiência e adequada a todos os estudantes, por isso, a inclusão escolar vai além da matricula, deve-se existir em processos que resguarde a criança/jovem como parte daquele contexto, lugar, sentir-se pertencer no ato educativo (Mantoan, 2003). Potanto, é necessário que os entes do sistema educacional tomem medidas para propocionar a formação docente contínua, especialmente, na percepção da Educação Inclusiva Especial da organização escolar, e não apenas ofertar sem suporte adequado. A importância da inclusão e das práticas pedagógicas escolares firmam a base da epistemologia educativa em formar gerações que sejam mais capacitadas e livres de preconceitos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID15792_TB7172_28102025225131.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MIRIELLE LIMA DE SENA" "autor_nome_curto" => "MIRIELLE" "autor_email" => "m.l.de.sena@aluno.uespi.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ (UESPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }